Esporte

Fedar promove Torneio de Natação da Amazônia na Piscina da Vila Olímpica

O Parque das Piscinas da Vila Olímpica Roberto Marinho volta a sediar competições oficiais de natação neste final de semana com a realização do Torneio CBDA Infantil a Sênior de Natação da Amazônia Ocidental “Troféu Orleans Tupinambá Nobre”. Evento promovido pela Federação de Desportos Aquáticos de Roraima (Fedar).

A presidente da Fedar, Gilda Hupsel informou que a competição será disputada em três etapas, iniciando às 19h20 desta sexta-feira. A segunda etapa será sábado a partir das 8h30, e a terceira e última etapa a partir das 16h.

Na briga pelas primeiras colocações estarão 25 atletas de clubes do Amazonas: Instituto Pedro Nicolas, La Salle e Olímpico Clube. De Roraima estão confirmados 36 nadadores, sendo a APABV/6º BEC com 17 atletas; Aquática Marinho/ASSOPBM com 14, Sesc com um e o Sinpol  com quatro atletas.

“Esse evento faz parte do calendário da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) sendo importante para os atletas somarem pontos para a Bolsa Atleta e conseguirem baixar seus tempos já que tem a participação de clubes de outro Estado”, disse.

As 73 provas individuais e de revezamentos serão disputadas nas categorias Infantil, Juvenil e Júnior/Sênior; e a premiação será por subclasse, Infantil 1, Infantil 2, Juvenil 1, Juvenil 2, Júnior 1, Júnior 2 e Sênior.

As provas serão disputadas por categorias, Petiz 2 e Infantil nos 800m, 1.500m, 400m, 100m, 200m e 50m Livres, 100 e 200m Peito, 100 e 200m Borboleta, 100 e 200m Costas  e nos  200m e 400m Medley.

A Juvenil, nos revezamentos 4x50m Medley Misto, 4x50m Livre e 4×50 Medley mais todas as provas de Petiz e Infantil. Já as categorias Junior e Sênior, disputam todas as provas anteriores.

Haverá premiação com troféus de melhor índice técnico para os atletas nas categorias subclasse, tanto feminino quanto masculino, além de medalhas para os atletas mais eficientes nas categorias subclasse.

O treinador da APABV/6º BEC, Yórran Greco, disse que a equipe vai tentar repetir o feito realizado no Estadual do Amazonas, quando a equipe trouxe mais de 20 medalhas de ouro, três índices técnicos e duas quebras de recordes do evento.

Já Astréa Marinho, treinadora da Aquática Marinho/ASSOPBM, afirmou que vai tentar conquistar o troféu geral da competição.

“Este ano só perdemos o Torneio Piaba Dourada, e a equipe está treinada para mais uma conquista”, disse.