Esporte

II Campeonato de Mas Wrestling vai movimentar a Academia Mauro Lima

Um esporte relativamente novo em Roraima tem chamado a atenção de atletas e curiosos para conhecer o Mas Wrestling, competição muito popular na Rússia e que desde o ano passado vem sendo praticado no Estado, em especial na Academia Mauro Lima, onde será realizado o II Campeonato de Mas Wrestling de Roraima, a partir das 16h deste sábado, dia 19, na rua Mestre Albano, 345 esquina com a rua Maria Rodrigues dos Santos no bairro Asa Branca.

Segundo o organizador do evento, professor Mauro Lima, a competição será disputada em duas categorias de peso no Feminino, sendo de até 65kg a acima de 65kg. No Masculino serão quatro categorias em disputa: de até 65kg, até 80kg, até 90kg e acima de 90kg. Pelo menos 30 atletas já confirmaram presença.

“Na primeira competição tivemos apenas uma categoria Feminina e a campeã foi Flavia Amaral, que disputou com Simone Lauê. Já no Masculino o campeão da categoria Mirim foi Jonh Wayne; categoria Juvenil foi Isac Silva, na Sênior foram três categorias: até 80kg o campeão foi Simeão João, até 90kg o título ficou com Dione dos Santos, e acima de 90kg o campeão foi Kevim Lima”, disse. “A maioria dos atuais campeões já confirmou presença esse ano”, frisou.

O QUE É? – O Mas Wrestling é um antigo esporte tradicional de Yakutia e muito popular na Rússia. Embora pareça bastante simples, exige grande força muscular das mãos, pernas, costas e abdominais. Os atletas sentam em frente um ao outro, apoiam os pés contra a placa que divide a área de competição e puxam um bastão de madeira, certificando-se de mantê-lo paralelo à placa de apoio. A vitória é declarada quando um competidor consegue puxar seu adversário sobre a placa e manter o bastão em suas mãos.

REGRAS – Um dos atletas escolhe a forma de segurar o bastão (interna ou externa). O atleta que tiver a posição externa escolhe a posição (direita ou esquerda) e não pode modificá-la até o final da prova. O bastão deve estar diretamente sobre e paralelo à prancha. Mão e dedos não podem estar sobrepostos.

Vencerá o atleta que arrancar o bastão da mão do adversário ou puxar o adversário sobre a prancha com o bastão. Por outro lado, será derrotado o atleta que soltar qualquer uma das mãos do bastão, mover uma ou ambas as pernas sobre a prancha, acima do nível do joelho, e receber a segunda advertência no combate.