Polícia

Motos são o alvo preferido dos assaltantes nas ruas da Capital

Bandidos têm atacado donos de motos com mais frequência para utilizar os veículos em assaltos praticados na cidade

Ao menos cinco proprietários de motocicletas procuraram o 5º e o 4º Distritos Policiais para registrar ocorrência de furto dos veículos. Este tipo de registro tornou-se cada vez mais comum nas unidades de polícia. Em geral, as motos são usadas por criminosos para praticarem assaltos.

Dentre as vítimas, há um homem que, na tarde desta segunda-feira, 21, deixou sua moto Biz 125, cor vermelha, placa NAS 8779, estacionada em frente ao local de trabalho, na Rua Pacaraima, bairro São Vicente, zona Sul de Boa Vista. Na hora de voltar para casa, percebeu que o veículo tinha sido furtado.

Assistindo às imagens das câmeras de segurança, percebeu que um casal se aproximou da moto, quando o homem fez uma ligação direta e fugiu com uma mulher na garupa. O fato ocorreu por volta das 16h. O furto foi comunicado ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) para dar restrição à motocicleta.

Em outro caso, dessa vez no bairro São Bento, na zona Oeste, uma motocicleta foi furtada de dentro de uma residência. O denunciante é auxiliar de serviços gerais e procurou a polícia para relatar que estava cuidando da residência de seu irmão, que estava viajando. Ele sempre ia à casa para dormir, mas há seis dias o imóvel teria sido arrombado e do local furtaram uma motocicleta Bros vermelha, placa NAR7809. Conforme o comunicante, ele não procurou a delegacia antes porque foi informado de que somente o proprietário poderia registrar a ocorrência.

O homem também contou à polícia que, por volta das 12h da segunda-feira, 21, quatro elementos encapuzados e armados com faca entraram na casa de seu irmão, amarraram seus pés, as mãos, o amordaçaram e roubaram um ventilador, uma botija, caixa amplificada, perfumes, e a todo instante faziam ameaças de morte. A vítima também revelou que os bandidos queimaram seu corpo e suspeita que sejam os mesmos elementos que furtaram a moto de seu irmão. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Também nesta segunda-feira, 21, no início da noite, uma moradora do bairro Jardim Primavera, zona Oeste, teve sua motocicleta furtada no bairro São Francisco, zona Norte. Ela havia deixado sua moto estacionada, quando avistou um desconhecido furtando o veículo, uma Biz de placa NAR 8433, cor vermelha. A mulher disse que fez averiguação do local do fato, na tentativa de recuperar a motocicleta, mas não conseguiu encontrá-la.

Outra ocorrência, no bairro Senador Hélio Campos, zona Oeste, fez com que um topógrafo procurasse a unidade policial para registrar o furto de sua moto Titan 150 cilindradas, cor azul, placa NAM 2377. Durante a elaboração do Boletim de Ocorrência, declarou que estava viajando a trabalho para a região Sul do Estado, desde o dia 11, e que ao retornar, na segunda-feira, descobriu que entraram no quintal de sua residência e furtaram a moto que estava na varanda. (J.B)