Política

STF recebe oitavo inquérito contra Romero Jucá

Líder do governo no Senado agora é investigado pela Operação Zelotes

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu nesta quarta novo inquérito contra o senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima. O caso, relacionado à Operação Zelotes, começou a tramitar na Justiça Federal de Brasília e foi remetido à Corte devido à regra do foro especial.

Com este, o peemedebista é investigado agora em oito inquéritos no Supremo, sendo dois deles da Operação Lava Jato e um sobre fraudes na construção da Usina de Belo Monte.

De acordo com reportagem do jornal O Globo, um relatório recente da Polícia Federal aponta que Jucá alterou uma Medida Provisória de 2013 para favorecer o Grupo Gerdau.

O texto, do qual Jucá era relator, fixava mudanças nas regras de tributação de lucros de empresas no exterior. O caso tramita em segredo de justiça e está sob a relatoria do ministro Ricardo Lewandowski, que deverá decidir nos próximos dias se o tribunal dará segmento ou não às apurações.

Além de Jucá, serão investigados José Pimentel, Alfredo Kaefer e Jorge Real. Parlamentares serão investigados por corrupção passiva e prevaricação.

Com informações da Veja