Polícia

Guardas recebem capacitação para uso de arma de choque

Corporação recebeu mais de 600 itens, compostos por armamentos, munições, entre outros

Os Guardas Civis Municipais estão passando por treinamento de “Operador de arma de condutividade elétrica”, que vai possibilitar a utilização de arma de choque, a chamada Spark, que irá contribuir com a segurança dos profissionais.

Curso tem duração de 40h, incluindo estágio prático com situações reais. Outras etapas ocorrerão nesta sexta-feira, 25 e nos dias 1°, 2 e 3, quando eles irão a campo colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

O Curso será oferecido a todos os guardas que ainda não possuem o treinamento, que também inclui noções básicas de composição de viaturas e motocicletas, preenchimento de relatório de ocorrência físico e digital e noções básicas de operações com tecnologias não letais.

De acordo com o diretor do departamento de inspetoria geral da Guarda Civil Municipal, Luis Guilherme, coordenador geral do curso, os instrutores são todos guardas civis de Boa Vista, que receberam treinamento em outros estados e agora estão multiplicando o conhecimento para os demais.

“O objetivo principal do treinamento é proporcionar o conhecimento adequado do equipamento para ser utilizado na defesa da integridade física dos servidores e de terceiros, considerando o estrito cumprimento do dever legal, com base no ordenamento jurídico vigente e dos tratados internacionais. Dois agentes de trânsito também estão colaborando na capacitação”, explicou o diretor.

O guarda Weyderson Alves, um dos participantes, destaca que a partir de agora os guardas vão estar preparados para usar o equipamento. “A capacitação é justamente para aprofundar nossos conhecimentos e conhecimento nunca é demais”, pontuou.

Para a guarda Helena Alcantara, o equipamento vai contribuir para melhorar o trabalho nos postos de serviço. “A arma de choque vai nos ajudar no dia-a-dia a desempenhar nossa função com mais segurança, além de inibir a atuação de maus feitores onde a guarda estiver presente”, disse.

Os equipamentos foram adquiridos recentemente pela Prefeitura de Boa Vista para que a Guarda Municipal esteja aparelhada para contribuir na segurança pública da Capital.

Corporação recebeu mais de 600 itens compostos por armamentos, munições de baixo potencial letal, lançadores de munições menos letais, granadas de efeito moral, granadas de gás lacrimogêneo, projéteis de borracha, entre outros.

Com informações da Semuc