Cotidiano

Celso Prudente realiza palestra na Semana da Consciência Negra

A programação inicia às 14h e é alusiva à inauguração da Sala de Cinema da UFRR

Organizador da Mostra Internacional do Cinema Negro, desde 2004, o antropólogo, cineasta e professor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) Celso Prudente participará da V Semana da Consciência Negra e Patrimônio, realizada de 17 a 21 de novembro, na Universidade Federal de Roraima (UFRR).
O convidado fará a palestra “A cosmovisão africana na reconstrução da imagem da formação positiva do Ibero-afro-ameríndio: cinema negro posto em questão”, no dia 18 de novembro, na Sala de Cinema do Centro Amazônico de Fronteira (CAF). A programação inicia às 14h e é alusiva à inauguração da Sala de Cinema da UFRR.
Simultâneo à V Semana da Consciência Negra e Patrimônio, a UFRR realiza o VI Festival de Capoeira. As programações incluem oficinas, exposições fotográficas e mostras audiovisuais, entre outras atividades.
PROGRAMAÇÃO
A abertura da programação será feita com um show do percussionista Naná Vasconcelos, que se apresentará no Centro Amazônico de Fronteira, campus Paricarana. O show terá entrada franca e começa às 19h do dia 17.
Naná vai apresentar seu show solo, o Bater do Coração, com o qual já circulou em turnê pela Europa, Estados Unidos e Japão.
As inscrições para as oficinas de alfaia, capoeira, máscaras africanas em cerâmica, trança nagô, miçanga, ervas medicinais, flores em tecido e lindô já podem ser feitas enviando e-mail para [email protected] ou ligando para 3621-3166.
Além das oficinas, que serão das 18h30 às 20h, a programação conta com palestras, apresentações culturais, exibição de documentários e filmes, barracas de comidas típicas e artesanato.
O VI Festival de Capoeira terá a presença de três importantes figuras da arte-luta brasileira: mestre Cobra Mansa, que estará pela primeira vez na cidade, realizará oficinas e exibirá seu documentário “Jogo de corpo: capoeira e ancestralidade”; mestre Capixaba, com a bagagem de mais de 40 anos dedicados à capoeira regional; e mestre Dunga, que participa mais uma vez da programação.
HISTÓRICO
Em novembro de 2010, a Universidade Federal de Roraima iniciou as celebrações da Consciência Negra. No ano seguinte, o evento uniu-se ao Festival de Capoeira e passou a ser comemorado na semana do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.
Com isso, ganhou força, recebeu novos parceiros, como o Iphan e a Prefeitura de Boa Vista, e passou a englobar diversas áreas do patrimônio.
Fonte: CoordCom-UFRR