Polícia

Famílias denunciam impedimento da PM para enviar comida aos presos

Desde a madruga, parentes de detentos aguardam entrar na PAMC

Centenas de familiares de detentos estão acampados desde a madrugada deste sábado, 26, na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc).

As famílias denunciam que estão sendo impedidas de enviar comida para os presos na unidade. 

No local, existe uma grande movimentação de policiais militares e os familiares disseram que continuarão em vigília em frente à unidade prisional enquanto sentirem que o clima na penitenciária permanece tenso.

Por várias vezes os presos já criticaram a qualidade da comida servida e é uma prática usual o envio de comida pelos familiares aos detentos. 

“A alimentação é de péssima qualidade e já chega no presidio azeda. O que resta a eles é a comida que nós familiares levamos nos dias de visitas”, explica o documento.

Em nota, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou, “De acordo com uma nova Portaria Interna da pasta, a partir de agora, nos dias de visita nas unidades prisionais, somente será permitida a entrada de visitantes sem sacolas ou com comida que possa ser consumida no dia. Medida foi adotada para dar agilidade na visita e garantir a entrada de todos os visitantes”.

A Sejuc ressaltou ainda, “No momento, a comida in natura está proibida, pois os detentos não têm como fazer preparo das refeições. O Estado fornece alimentação diariamente. Todos os familiares que pretendem levar alimentação para os reeducandos podem deixar o material na unidade às quintas e sextas-feiras, dias adversos aos dias de visita. Somente será permitida a entrada dos seguintes itens: material de uso pessoal, biscoitos e leite”, concluiu a nota.