O Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) inaugura hoje, dia 1º, a partir das 17h, o primeiro simulador para a prática de direção veicular do Estado. O equipamento e a sala especial adaptada para os treinamentos custaram cerca de R$ 1 milhão. O simulador de direção híbrido será utilizado para a capacitação de profissionais do transporte, em cursos voltados a motoristas de cargas e passageiros. A entidade irá abrir inscrições turmas a partir do mês de janeiro do próximo ano.
Segundo a diretoria do Sest Senat, Maria Sheila, o órgão fez a adesão de 70 simuladores que foram distribuídas em 147 unidades do país. “Boa Vista foi contemplada em adquirir um desses equipamentos e conseguimos por meio do desempenho da unidade. Esse simulador será utilizado em 10 cursos, sendo cinco na modalidade transporte de passageiro e cinco na modalidade carga, para motoristas das categorias C, D e E”, disse.
O simulador de direção permite ao motorista assumir novas posturas e reações de forma correta a situações diversas, que normalmente são enfrentadas no trânsito. A unidade operacional possui ambiente adaptado para os treinamentos que permite a realização de aulas interativas, com recursos de alto padrão tecnológico e didático.
Durante a parte prática da capacitação no simulador, os motoristas terão reproduzidas situações de riscos com animais na pista, ultrapassagem, mudança de faixa, manobra em marcha ré, chuva, neblina, entre outras, em tevês localizadas na frente e aos lados do condutor.
Para a diretora do Sest Senat, o equipamento trará mais segurança às empresas que contratarem motoristas profissionais. “Realizei visitas nas empresas de transporte antes mesmo do simulador chegar para fazer essa avaliação. Antes mesmo do motorista entregar um bem valioso poderá fazer o curso, porque no final as empresas receberão um relatório para saber se o motorista aderiu aos critérios”, explicou.
A capacitação faz parte do projeto “Simulador de Direção Sest Senat – Eficiência e Segurança no Trânsito”, desenvolvido em todo Brasil. “A proposta com o simulador é aprimorar o treinamento de motoristas profissionais de cargas e de passageiros, aumentar a segurança, reduzir os custos dos transportadores, bem como promover o desenvolvimento profissional dos trabalhadores do setor de transporte e a responsabilidade socioambiental”, explicou a coordenadora de desenvolvimento profissional do órgão, Luana Barbosa.
OBRIGATORIEDADE – O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já sinaliza a possibilidade de estender a obrigatoriedade do uso do simulador na formação de condutores de todas as categorias. Atualmente, ele apenas é obrigatório na formação de condutores que se habilitam na categoria B.
INSCRIÇÕES – A partir de janeiro, o Sest Senat abrirá as inscrições para motoristas do setor de transporte de cargas e de passageiros. “Será uma turma por mês, com 15 alunos. “A partir de 2018 serão duas turmas a cada mês”, disse Luana, comentando que a meta nacional é capacitar em três anos 50 mil motoristas em todo o País. (L.G.C)