Política

Temer diz que Roraima terá ajuda humanitária para os imigrantes

Depois de ouvir Suely Campos, o presidente Michel Temer disse que vai atender aos pedidos

Pleito foi feito por Suely Campos durante evento convocado pelo presidente Michel Temer para mobilizar os estados contra o mosquito Aedes Aaegypti.

A governadora Suely Campos pediu ao presidente da República, Michel Temer, a instalação de barreiras sanitárias em Roraima e ajuda humanitária aos venezuelanos que estão no Estado fugindo da crise na Venezuela.

A solicitação foi feita durante videoconferência com o presidente para tratar sobre a grande mobilização realizada hoje no país para combater o mosquito Aedes aegypti.

“Temos dificuldade enorme com o grande fluxo migratório de venezuelanos que chega até nós. Temos que colocar barreiras sanitárias urgentemente, porque estamos aqui com o risco de ampliar algumas doenças epidemiológicas, como a dengue e a malária. Precisamos muito da ajuda do governo federal, especialmente dessa barreira sanitária com vacinação”, disse a chefe do Executivo.

Suely Campos ressaltou ainda a invasão de indígenas venezuelanos nas ruas de Boa Vista. “Nós montamos um Centro de Referência ao Imigrante para atendê-los, porque estão efetivamente passando fome nas ruas e lotando os hospitais.

Registramos um aumento de 250% de atendimento a estrangeiros nos nossos hospitais, então presidente, precisamos de muita ajuda do governo federal”.

Depois de ouvir Suely Campos, o presidente Michel Temer disse que vai atender aos pedidos.

“Estou ao lado do secretário de Vigilância em Saúde e ele acaba de me comunicar que suas postulações foram anotadas e logo tomaremos providências para ajudá-la nestes pleitos. Nós compreendemos a situação do estado de Roraima em face da Venezuela e, por isso mesmo, a nossa atenção será maior em relação ao Estado de Roraima”, garantiu.

Outro pleito formulado ao presidente foi quanto à demora na liberação dos exames enviados para o Instituto Evandro Chagas, em Belém.

Os resultados das amostras remetidas em fevereiro, inclusive de casos suspeitos de zika em recém-nascidos, até agora não foram liberados.

A videoconferência durou aproximadamente 30 minutos.

Além da governadora de Roraima, participaram os governadores do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e de Goiás, representando todas as regiões do país.

O evento convocado pelo presidente Michel Temer foi para mobilizar os estados na campanha contra o mosquito Aedes Aaegypti.

AVANÇOS – Nesses dois anos, Roraima avançou no combate ao mosquito.

As visitas domiciliares aumentaram. Em 2014, somente 7,66% dos imóveis cadastrados no Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue foram visitados.

Já em 2015 esse percentual subiu para 53,61% e estamos trabalhando para fechar o ano de 2016 com elevação dessa cobertura.

Houve ainda queda significativa no número de casos confirmados de dengue e chikungunya. Houve uma redução de 82,39% de dengue se comparado a 2014. No caso da chikungunya, a queda foi de 27,78%.