Política

Governo prevê implantação de escolas militarizadas no interior do Estado

No fim do mês de novembro, durante a formatura de aniversário da Polícia Militar de Roraima (PMRR), a governadora Suely Campos anunciou que a partir do ano que vem seria iniciada a instalação de novas escolas militarizadas, desta vez em municípios do interior do Estado.

A motivação da ampliação do projeto, segundo a administração estadual, seria a análise do efeito do Ensino Básico Militar (EBM) nas escolas da Capital. De acordo com dados repassados pelo Governo do Estado, o Colégio Militar Estadual Derly Vieira Borges obteve, em 2016, a melhor nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as escolas estaduais de Boa Vista.

O colégio, que tem quatro anos de fundação, obteve nota 7.0, sendo a unidade da rede estadual com melhor desempenho do Estado, ficando acima da média nacional, que é de 5,5. Com o resultado, o colégio militar igualou as notas com colégios militares de outros estados, como Goiás e Minas Gerais.

Porém, a menos de um mês da chegada de 2017, o Governo do Estado ainda não definiu quais os municípios que participarão do projeto e a quantidade de escolas que terão Ensino Básico Militar. Em nota encaminhada à Folha, a Secretaria de Comunicação informou apenas que “o Governo de Roraima está estudando a possibilidade da implantação do Ensino Básico Militar (EBM) em escolas do interior do Estado, tendo em vista que o EBM trouxe bons resultados”. (P.C)