Entretenimento

Atuando no ensino da Arte

A equipe do Programa de formação continuada Pólo Arte na Escola comemora dez anos atuando no ensino artístico de Roraima

O projeto Polo Arte na Escola foi criado com um objetivo: proporcionar a integração entre educadores da Educação Básica e estudantes de Roraima no ensino da arte. Com o projeto é possível discutir perspectivas e avanços no ensino e na pesquisa do fazer artístico em sala de aula. As atividades tiveram início no ano de 2004, com apoio do Instituto Arte na Escola/IAE (São Paulo/SP) e da Universidade Federal de Roraima.
De acordo com a coordenadora do Polo, a professora Pétira Maria, são desenvolvidas atividades teóricas e práticas de formação continuada sobre metodologias de ensino para professores de arte da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos).
O polo funciona como uma formação extra para professores que ensinam arte nas salas de aulas, com mais de 500 professores registrados, o polo propicia condições para a formação dos projetos nas Rede de Ensino: Estadual, Municipal, Particular e Federal.
“O Pólo arte na escola em Roraima tem o intuito de subsidiar e apoiar atividades do professor de Arte em vários programas, como: videoteca Arte na Escola com acervo especializado em Artes Visuais e Prêmio Arte na Escola Cidadã, para reconhecimento de projetos educativos de qualidade no ensino da Arte” explicou.
Segundo ela, são criados grupos de estudo e pesquisa; projetos; publicações; participação em encontro regionais e nacional sempre envolvendo atividades ligadas ao teatro, música, artes plásticas e outros métodos de ensino ligados ao fazer artísticos.
“O objetivo é estimular novos artistas, o contato com a cultura desde sala de aula, e fazer com que as aulas sejam uma novidade estimulante para os estudantes” explicou.
O Pólo tem sede no bloco IV da Universidade Federal de Roraima, e atualmente fazem parte da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão da Universidade Federal de Roraima.