Esporte

Destaque no Brasileiro, roraimense treina no CT da seleção de Rugby

A atleta Cris Matos está treinando no Top 100, que é o Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Rugby e que congrega as 100 melhores jogadoras do esporte do país

A atleta roraimense de rugby, Hollenk Cristina de Matos Cumapa, a “Cris Matos”, foi convidada para treinar no Top 100, que é o Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), que congrega as 100 melhores jogadoras do esporte do país.

“Somente jogadoras do Top 100 é que podem ser convocadas para a seleção brasileira”, afirmou um Celso Maas, atleta e assessor de comunicação do Macuxi Rugby.

Ele informou que Cris Matos iniciou na modalidade em 2013, no Makuxi Rugby Clube, sediado em Boa Vista. Rapidamente se destacou no esporte, principalmente por suas qualidades de força e velocidade. Em três anos no clube, Cris marcou impressionantes 357 pontos, que correspondem a mais de 30% de todos os pontos marcados na história do time roraimense.

Diante de tanto potencial, seu antigo treinador no Makuxi Rugy, Célio Oliveira, conseguiu agendar um teste para a atleta no Desterro, de Florianópolis-SC, clube bicampeão brasileiro de rugby, e que conta com três jogadoras na seleção brasileira. “Além de ser aceita e integrada ao clube catarinense, em menos de um mês tornou-se uma das sete titulares da equipe, destacando-se em várias partidas”, disse.

Jogando pelo Desterro no Campeonato Brasileiro de Rugby deste ano, Cris Matos, agora conhecida como “Makuxi”, já marcou 80 pontos em 16 partidas, tornando-se a maior pontuadora da equipe e a quarta maior marcadora de tries (marcado quando o jogador encosta a bola no chão na área do in-goal adversário) do campeonato, um desempenho relevante que a levou a ser convidada para treinar no Top100.

Apesar de estar treinando em um dos principais times do país e integrando o Top 100, a atleta não conta com patrocínios e tem que conciliar trabalho com a dedicação ao esporte.

“Trabalho durante meio período, geralmente pela manhã, como professora de Educação Física. À tarde, faço treinamentos de atletismo, musculação e natação. Os treinos de rugby no Desterro e no Top 100 ocorrem à noite, cinco dias por semana”, disse.

O antigo treinador, Oliveira, comemorou a convocação da atleta. “Diante do desempenho apresentado pela Cris, sabíamos que poderia se tornar uma das grandes jogadoras do país, o que vem sendo comprovado agora, tanto no Desterro como com a convocação para o Top 100. Isto demonstra que com esforço, dedicação e disciplina podemos alcançar nossos objetivos, e ela merece todo esse reconhecimento”, frisou.