Cotidiano

Rodovias federais em RR devem receber investimentos de R$ 297 mi em 2017

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informou que recursos serão usados para manutenção e construção de rodovias

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que o orçamento previsto para investimentos em rodovias federais de Roraima, em 2017, será de R$ 297 milhões. Do total, R$ 123 milhões serão utilizados para manutenção e R$ 23 milhões para a construção de estradas. Outros R$ 151 milhões devem vir de emendas impositivas.

Em 2016, segundo o superintendente do Dnit em Roraima, Pedro Christi, a execução orçamentária do órgão girou em torno de R$ 150 milhões. “Temos alcançado um bom ritmo nas obras e a previsão para o ano que vem é de que os contratos que tiveram início no segundo semestre de 2016 tenham continuidade. A nossa expectativa é que novos contratos possam surgir a partir do próximo ano”, disse.

Conforme ele, desde agosto deste ano os contratos e licitações de obras em rodovias federais do Estado estão sendo geridas pela superintendência local. “No ano de 2016 ocorreu um fato bastante relevante para o Dnit em Roraima. Até agosto éramos dependentes das ações realizadas pela superintendência no Amazonas, pois as licitações e contratos ocorriam lá. A partir de agosto esses contratos foram transferidos para Roraima e estão sendo geridos pela nossa superintendência”, explicou.

O superintendente informou que 90% da malha federal do Estado vêm recebendo serviços de conservação. “São serviços que abrangem tapa-buraco, remendo profundo, recuperação de sinalização, roçada manual, capina, e pintura de meio-fio. Praticamente 90% da nossa malha está com esses serviços contratados. Para 2017, esperamos alcançar 100% da malha com contratos de conservação”, destacou.

Além disso, trechos das BRs 174 (nas divisas com Pacaraima e o Amazonas) e 401 (que liga Boa Vista a Bonfim) estão sendo restaurados. “A rodovia BR-174 vem sendo restaurada de duas maneiras: uma por meio de convênio com o Governo do Estado, no Sul do Estado, na divisa do Amazonas até Caracaraí, cujas obras ainda não foram concluídas. O trecho Norte do lote 2.1, que é do Cauamé até a Pedra Pintada, é de responsabilidade do Estado. A obra não iniciou, mas a nossa expectativa é que comece no próximo ano”, frisou.

Outro trecho da BR-174, da região de Pedra Pintada até o Município de Pacaraima, ao Norte, também passará por obras de restauração pelos próximos três anos. “Essa obra o Dnit reassumiu, contratou a empresa e deu início a ela no segundo semestre. Serão feitos complementação do acostamento, faixas na subida da serra e contenção de encostas, o que dará melhoria grande para o trecho e maior segurança aos usuários”, frisou Christi.

Na BR-401, a intenção é transformar a rodovia segura internacionalmente. “A outra obra é justamente a restauração de Boa Vista até Bonfim. O Dnit participou junto com o governo de reuniões na Guiana onde existe o grande interesse das duas partes do incremento do comércio bilateral. O Dnit está colocando a rodovia a nível internacional de segurança”, ressaltou.

Além das BRs 174 e 401, a BR-432, no Município do Cantá, a Centro-Leste do Estado, vem recebendo obras de pavimentação, segundo o superintendente. “Temos obras de implantação e pavimentação, que é justamente a ligação da rodovia BR-432 até a Vila Novo Paraíso. Teremos a opção de quem se deslocar de Manaus a Boa Vista de vir pela 174 ou pela 432, que estará totalmente pavimentada”, disse.

Chirsti informou que as obras de manutenção e conservação das rodovias têm prazo inicial de dois anos para serem concluídas. “É um prazo que pode ser prorrogado por até mais três anos. Caso venha a ser favorável para a administração pública a sua renovação, faremos nova licitação para contratar outra empresa que realize os serviços. Existem fatos que muitas vezes não são previstos ou que surgem ao longo do tempo, como questões indígenas e climáticas, além de uma série de fatores que podem interferir no andamento do contrato”. (L.G.C)