Política

Aprovado crédito suplementar de R$ 4,5 milhões para Educação

Os deputados estaduais aprovaram, nesta quarta-feira, 7, projeto de abertura de crédito suplementar de R$ 4,5 milhões em favor da Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seed). O valor, segundo informou o deputado Brito Bezerra (PP), líder do Governo na Assembleia Legislativa, é para que o governo efetue o pagamento dos produtores rurais que fornecem gêneros alimentícios para a merenda escolar do Estado, por meio da CoopeHorta.

“É importantíssimo esse avanço com a aprovação desse crédito suplementar. Agradeço a todos os deputados, em nome dos produtores. Fizemos uma reunião prévia e nos comprometemos que até o dia 16, no mais tardar, os pagamentos seriam efetuados. A Assembleia já fez a parte dela e agora o governo vai fazer também a sua parte, dando celeridade para que esse pagamento ocorra até o dia 16”, enfatizou o deputado líder do governo.

Segundo o parlamentar, os produtores rurais estão com o pagamento atrasado há cinco meses. “Isso ocorreu por questão judicial que retirou recursos da conta do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação] para pagar poderes”, acrescentou.

Brito Bezerra disse que com os produtores vendendo e recebendo, a agricultura familiar é fortalecida. O deputado, que é autor da lei que garante a regionalização da merenda escolar, defende o resgate dos hábitos alimentares saudáveis. “É bom para a economia porque o recurso fica aqui e porque há um potencial nutritivo desses alimentos para os alunos da rede de educação”, destacou.