O gol aos sete minutos do 2º tempo, do atacante Valdir Oliveira, camisa 8 da Cooperativa de Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Caracaraí (Capac), deu o pontapé inicial na XVII edição do Torneio Intercooperativo de Futebol- Taça Tenente Carmélio Maia, realizado no campo do Clube JH Society, localizado no bairro São Vicente, zona Sul.
Valdir, assim como os integrantes de 12 cooperativas participantes da competição, experimentam a sensação de tornassem jogadores de futebol por dois dias. O time do pequeno produtor ainda viria a marcar mais um gol em cima dos adversários, a Cooperativa de Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Boa Vista (Coopercinco), e vencer o jogo inicial da 1ª fase, realizada neste sábado, 10.
“Na realidade participamos todo ano, mas nunca conseguia participar, porque o torneio era de encontro com outras atividades. Comecei na cooperativa há 8 anos com meu pai e sempre fui envolvido nesse meio. O torneio é bom para integrar as cooperativas”, disse Valdir.
Ao todo, 12 times que demonstram que, mais do que competição, o importante é participar de momentos de confraternização e interação entre as cooperativas de Roraima. As equipes são formadas por cooperativas de diversos ramos, composta por cooperados, trabalhadores em cooperativas e respectivos familiares, seguindo o que preceitua uma das missões das cooperativas: proporcionar ambiente harmônico aos integrantes. O evento visa a promoção do estilo de vida saudável por meio do esporte e lazer.
São 20 anos de diferença na idade. Em comum, além do fato de serem pai e filho, está a paixão pelo futebol. O pequeno produtor Sérgio Fernandes, de 36 anos, e o filho, João Pedro, de 16, representaram a Cooperativa de Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Boa Vista (Coopana) “Quando meu filho está com tempo livre me ajuda na produção, e agora decidi chama-lo para participar do torneio comigo”, contou.
No campo, o time de Sérgio e João foi derrotado nos dois confrontos desta 1ª fase: 5 a 1 contra a Cooperativa de Transporte Alternativo Intermunicipal de Pacaraima (Unitap), e 3 a 1 contra a Cooperativa de Táxi Lotação de Boa Vista (CTL).
Como forma de prestar homenagem às vítimas da tragédia com o time da Chapecoense, o time da Cooperativa de Garimpeiros e de Produtos Mínero Artesanal de Roraima (Minerar) foi à campo com o escudo do time de Santa Catarina e com os dizeres “Força Chape”.
“Foi a forma que eu e os jogadores encontramos para lembrar desses jogadores que se foram. O mundo inteiro prestou homenagem e com a gente não seria diferente”, disse o presidente da Minerar, Lino Oliveira.
O tributo rendeu sorte à equipe, que aplicou duas goleadas nos adversários: 5 a 2 em cima da Cooperativa de Crédito de Boa Vista (Sicoob), e 5 a 1 sobre a Cooperativa de Transporte Intermunicipal de Mucajaí (Cootam).
O evento promovido pelo Sistema OCB/RR (Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado de Roraima) busca formas de confraternização e atividades fora da rotina de trabalho. Para os times vencedores haverá troféus e medalhas. Outra premiação será para o melhor jogador, jogador revelação, artilheiro e melhor goleiro. A cooperativa que levar maior número de pessoas para torcer também ganha prêmio.
“O torneio não tem o intuito de ser competitivo é mais uma forma de integração e lazer para as cooperativas e demais participantes, visando desenvolver valores de cooperação e respeito às diferenças”, disse o presidente do Sistema OCB/RR, Sílvio de Carvalho.
A competição se estenderá até este domingo, 11, onde serão realizados os jogos das quartas de final, semi, disputa de terceiro lugar e final, a partir das 08h da manhã. Haverá também almoço com som ao vivo.
HOMENAGEM- Carmélio Moreira Maia (in memorian), era Oficial do Exército Nacional, e após entrar para a reserva passou a vida se dedicando ao fortalecimento associativo e ao trabalho em cooperação. Ele acreditava no desenvolvimento econômico de Roraima, sobretudo, Tenente Carmélio Maia, foi grande incentivador e somou na assessoria para a criação do Sistema Cooperativista em Roraima.
Confira as equipes que disputam o título da competição neste domingo, 11:
CAPAC (Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Caracaraí); UNITAP (Transporte Alternativo Intermunicipal de Pacaraima); COOMPAC (Moto táxi – Pacaraima) CTL (Táxi Lotação de Boa Vista); MINERAR (Garimpeiros e de Produtos Mínero Artesanal de Roraima); COOTAXI (Transporte Intermunicipal de Normandia); COOTAF (Transporte Intermunicipal de Alto Alegre; COOTAM (Transporte Intermunicipal de Mucajaí)