Cultura

Empresária traz para Roraima franquia carioca que aposta em tratamentos exclusivos

Na Folha do Empreendedor de hoje você vai conhecer a trajetória da jovem empresária Elizabeth Costa, que aprendeu a superar desafios e dificuldades impostos pela vida com muita força e fé. Mesmo saindo de uma família humilde, onde a agricultura era a única forma de subsistência, nunca encarou sua dura realidade, marcada por escassez de recursos financeiros e privações, como um destino e aprendeu a escrever a sua própria história. Determinada, estabeleceu-se profissionalmente e hoje, à frente de seu negócio, vem descobrindo o prazer em servir bem seus clientes.
A vida no campo não é fácil. Ainda mais quando é dele que se tira o próprio sustento e o da família. Essa era a condição da família de Elizabeth Costa, até seus 10 anos de idade quando morava com os seus pais, dois pequenos agricultores da cidade de Presidente Dutra (MA), interior do Maranhão.
Nascida numa grande família de 12 irmãos, ela garante que mesmo com poucos recursos, não lhe faltou o essencial: uma criação onde sentimentos como o amor, a solidariedade e o respeito formavam a base da família e foram fundamentais para lhe moldar o caráter, além do incentivo aos estudos, ferramenta que dispunha para mudar aquela dura realidade. “Meus pais sempre priorizaram nossos estudos. Eles nos mantinham com o essencial que tiravam da roça, mas nós nos orgulhamos de ter uma boa educação em casa”, conta.
Do pai, ela conta que aprendeu grandes lições para a vida, como determinação, espírito empreendedor e noções de negócio e administração. “Meu pai era um agricultor, e um comerciante, que trabalhava das 5h às 19h da noite. Prevendo longos períodos de seca, meu pai mantinha um bom estoque de cereais e vendia parte da produção em um pequeno comércio que abriu em casa. Ele é um bom administrador e comerciante. A primeira casa de alvenaria construída na cidade foi a nossa”, lembra.
O sonho de crescer profissionalmente e não se tornar “mais uma dona de casa”, destino de nove em cada dez meninas da sua cidade, aos dez anos, Elizabeth deixou o Maranhão e foi morar com uma tia em Teresina (PI), em busca de estudos e novas oportunidades.
Com incentivo e apoio da tia, concluiu, aos 20 anos, o curso Técnico em Comunicação Social, sua primeira formação, e, com mercado restrito e competitivo, resolveu vir para Roraima após ser convencida por um irmão, que já morava em Boa Vista, de conhecer o Estado e tentar um emprego na área, numa viagem que quase lhe custou a vida.
“Aproveitei a viagem para visitar uma irmã que mora em Porto Velho (RO) e depois segui para Roraima. Decidi fazer o percurso até Manaus (AM) e passei um dos maiores sustos da minha vida”, recorda.
Conta que o barco onde estava encalhou por excesso de peso e o comandante pediu que todos os passageiros jogassem suas bagagens no rio. “Para não morrerem afogados, todos passageiros lançaram seus pertences na água, mas, mesmo assim, o barco naufragou e graças a Deus fomos resgatados a tempo”, conta aliviada.
Sem roupas, dinheiro e documentos para chegar a Roraima, Elizabeth implorou para outro “sobrevivente” que pagasse sua passagem até Boa Vista. “Cheguei aqui sem nada, tudo que tinha estava na mala que joguei no rio. Cheguei a Roraima com apenas a roupa do corpo, sem documentos, roupas e dinheiro”, recorda. “Em Caracaraí tivemos que reviver todo o trauma para atravessar o rio Branco”, continuou.
Passado o susto, já em Roraima, saiu em busca de emprego na área do jornalismo. A desenvoltura e habilidade frente às câmeras garantiram a aprovação em todos os testes que participou e começou a trabalhar, no início, como apresentadora de um programa de variedades e curiosidades e depois, repórter de programa policial de uma TV local.
A competência no vídeo logo lhe garantiu novas oportunidades e foi contratada para apresentar o programa da TV Assembleia, material jornalístico produzido pela Assembleia Legislativa do Estado. Nesta época, inicia o curso de pedagogia, pois planejava ainda investir na carreira de professora para dar aula de filosofia, história ou sociologia.
Como pedagoga, atuou ainda na Coordenação Pedagógica da Escola do Legislativo, instituição criada para capacitar os servidores e comunidades carentes com cursos profissionalizantes e ainda na equipe do cerimonial do Governo do Estado, onde aprendeu a profissão e começou a prestar os serviços de cerimonialista em casamentos, aniversários de 15 anos, até hoje.
No entanto, o desejo de trabalhar por conta própria e abrir uma empresa levou-a a analisar o mercado. Em sua opinião, investir numa franquia seria o caminho mais fácil para começar um novo negócio. “Uma franquia nos dá mais estabilidade e o índice de sobrevivência é bem maior”, considerou.
Disse que a escolha em que seguimento apostar partiu da sua própria experiência como cliente. “Era cliente de outras empresas do ramo e sofria com o mau atendimento, além do valor não ser compatível com o serviço prestado e não tínhamos outras opções no mercado de estética facial. Foi então que encontramos a Sobrancelhas Perfeitas”, explicou.
Para conhecer mais sobre a franquia, consultou a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e buscou referências da marca, com sede no Rio de Janeiro.
Após 30 dias de negociação e uma a visita da proprietária da franquia a Boa Vista, fechou o negócio. “A dona é uma pessoa lutadora, que inventou e desenvolveu técnicas utilizadas pela franquia e já tem 12 lojas em todo o Brasil. Na região norte, são duas lojas: uma em Roraima e outra em Manaus”, disse.
A empresária resolveu investir todo o patrimônio no novo negócio e precisou vender a própria casa para começar sua empresa sem dívidas.  No início deste ano, alugou um ponto no centro da Cidade, fez as adaptações exigidas pela franquia, abriu seis cabines de estéticas, contratou oito designers de sobrancelhas e no dia 11 de agosto, inaugurou a Sobrancelhas Perfeitas.
Empresa oferece técnica avançada de micropigmentação fio a fio
A verdadeira beleza já existe em você. É com base neste lema que a Sobrancelhas Perfeitas desenvolve seu trabalho e procura manter, ao máximo, a naturalidade em cada procedimento estético que aplica.
Uma das grandes apostas da empresa é o procedimento de micropigmentação fio a fio, ou embelezamento do olhar,  técnica exclusiva e avançada de micropigmentação fio a fio, desenvolvida pela marca, que permite delinear sobrancelhas perfeitas. “O resultado é um design leve e natural, sem o aspecto pesado de uma micropigmentação compacta”, garante.
A empresa oferece, ainda, para as sobrancelhas, serviços de design de sobrancelhas com pinça, aplicação de hena, desondulação e aplicação de coloração de pelos. Para a região dos olhos, dispõe de procedimentos de aplicação de permanente de cílios e aplicação de coloração para cílios.
Na área de serviços de estética, os clientes podem contar com limpeza de pele profunda, com peeling ultrassônico; massagem relaxante e modeladora; drenagem linfática; reposição de colágeno facial; clareamento de axila e virilha com ácido; banho de lua com argilaterapia; além de serviços de depilação em geral, tanto feminina quanto masculina.
Para conhecer os serviços e os procedimentos, o cliente pode visitar o site oficial da franquia: www.sobrancelasperfeitas.com.br. Outra forma de conhecer as novidades é acessar a fanpage no www.facebook.com/sobrancelhasperfeitasRR, ou seguir o perfil da loja no instagran @sobrancelhas.perfeitas.
O atendimento é feito com hora marcada e também com atendimento por hora de chegada. “Aqui, nenhum cliente fica sem ser atendimento”, assegura.
A Sobrancelhas Perfeitas fica localizada na av. Bejamin Constant, nº 1188 – Centro. Funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h30, sem intervalo para o almoço. Na terça-feira o horário é estendido até as 21h, com agendamento prévio. Telefones para contato, tanto para encomendas como para reservas, são: 99167 05118 (Wattsapp) / 98113 9715. E pela internet: www.facebook.com/sobrancelhasperfeitasRR. Ou no instagran: @sobrancelhas.perfeitas.
  PERFIL  
Nome Completo: Elizabeth Costa Estado Civil: Casada Idade: 34 anos Filhos: Um filho (Arthur Costa Melo, um ano)
Por que investir em Roraima? Pela carência do mercado em oferecer um serviço e um ambiente de qualidade e com bons preços.
Momento Inesquecível: O nascimento do Arthur e o início do negócio próprio.   O melhor da vida empresarial: A satisfação do cliente, a indicação de nossos serviços e saber que estamos prestando um bom trabalho.   O que é ser empreendedor? É aprender a superar, diariamente, os desafios que o mercado nos impõe.   Qual o segredo para fidelizar um cliente? Nosso foco é a qualidade no atendimento, no conforto e a prestação de um bom serviço.   Que conselho você daria a alguns que queiram montar o próprio negócio? Pesquisar o mercado, analisar uma área de que goste, identificar-se com ela, cuidar da parte financeira e começar com recursos próprios.   Qual o diferencial de sua empresa? Bons profissionais, amplo espaço, qualidade no atendimento e preços compatíveis com a realidade mercado.
Qual sua próxima meta? Ampliar o negócio e abrir um Centro com serviços completos de estética e beleza.
[email protected]