O Instituto Federal de Roraima (IFRR) realizou neste domingo, 11, a aplicação das provas dos mais de 6 mil candidatos inscritos no Vestibular 2017 do Campus Boa Vista Centro (CBVC). Mais de 450 vagas, distribuída entre 14 cursos, foram ofertadas no certame.
Apesar das provas terem transcorrido dentro na normalidade, houve quem denunciassem problemas. Esse foi o caso de cerca de 150 candidatos, que acabaram sendo eliminados do certame.
Segundo uma candidata, o problema ocorreu em relação ao horário de aplicação da prova para os inscritos de nível superior. Inicialmente agendada para iniciar no horário da tarde, a prova foi realizada pela manhã.
“Eles [Comissão] alegaram que publicaram a errata no edital, mas fizeram isso fora a parte. Teve gente que veio de outros municípios e essa mudança de horário acabou prejudicando muita gente que acho que as provas seriam feitas pela tarde”, disse.
Por conta da mudança de horário, alguns candidatos relataram que vão ingressar com uma denúncia junto ao Ministério Público.
O OUTRO LADO
Em entrevista a imprensa, o presidente da Comissão Permanente do Processo Seletivo (CPPS), Ismayl Cortez, lamentou ocorrido, mas ressaltou que a mudança de horário na aplicação das provas de ensino superior foi previamente divulgada em errata, publicada no site da instituição no dia 25 de outubro.
Segundo ele, a mudança no horário foi discutida depois de pedido feito pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), que no mesmo período realizaria o vestibular do curso de agropecuária, além de estudantes de escolas públicas, que manifestaram interesse em se inscrever no certame do IFRR.
“Seriam realmente aplicadas às provas do ensino superior no turno vespertino e o ensino médio no horário da manhã, mas com esse pedido, tanto da UFRR quanto de algumas escolas da capital, nós alteramos e foi quando publicamos essa errata. Então, o ensino superior passou das 14h às 18h para as 08h às 12h e o ensino médio das 14h às 17 horas”, disse.
Ainda segundo Cortez, desde o início das inscrições, a Comissão deu todo o suporte necessário aos inscritos, disponibilizando inclusive atendimento para tirar quaisquer eventuais dúvidas dúvida sobre o processo.
“Nossa intenção é que realmente houvesse a participação de todos, pois este foi um certame muito bem concorrido, com 28 candidatos para uma vaga, principalmente para Educação Física, mas lamentamos que isso tenha ocorrido com uma minoria, porque hoje pela manhã houve um comparecimento em massa”, concluiu.