Política

Vereador Vavá quer fortalecer Esporte e Cultura nas praças

Eleito vereador com 1.619 votos pelo PSD (Partido Social Democrata), Aderval da Rocha Ferreira Filho, o Vavá do Thianguá, vai direcionar suas ações na Câmara Municipal de Boa Vista para o fortalecimento da cultura e do esporte.  “Quero trabalhar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e vou apoiar e votar os projetos que venham a engrandecer o município. Mas minha bandeira é o esporte e a cultura que, para mim, são ferramentas de inclusão social e que muda a vida das pessoas para melhor”, disse em entrevista ao programa Agenda Parlamentar deste sábado pela Rádio Folha (AM 1020).

“Minha família é envolvida com cultura e esporte há mais de 26 anos em Roraima, desde quando viemos do Amazonas morar em Boa Vista”, disse o mestre e tocador do grupo folclórico Cangaceiros do Thianguá e que também é professor de jiu-jítsu em três centros de treinamentos para pessoas carentes nos bairros Buritis, São Bento e Cambará, todos na zona Oeste.

“Muitos jovens se sentem abandonados e sem as condições de pagar uma mensalidade numa academia e praticar um esporte, por isso acabam no mundo das drogas. Nosso objetivo é dar oportunidades a estes jovens para que não se envolvam na criminalidade e tenham orgulho de praticar um esporte que, no nosso caso, é o jiu-jitsu, mas que pode ser no karatê, no futebol, judô e o boxe ou em outras modalidades. Essa foi uma bandeira de campanha que vamos continuar fazendo e aumentar a demanda nos bairros de Boa Vista”, frisou.

A próxima meta de Vavá é levar o esporte para o conjunto Pérola, no bairro Airton Rocha, na zona Oeste, atender a mais de 300 crianças e jovens daquela região. “Vamos criar um Centro de Treinamento no Pérola e dar oportunidade aos jovens daquela região de mostrarem seus talentos. Não será fácil manter esses jovens treinando, mas vamos buscar apoio junto a Prefeitura de Boa Vista e empresários para expandir essa área”.

Para tentar expandir o esporte aos bairros mais distantes, afirmou que irá aproximar mais do programa Esporte Noite Adentro, da Prefeitura de Boa Vista. “É um programa engrandecedor e que tira os jovens da rua, mas acredito que faltam uma adequação e adaptação para que possa melhorar, como uma escolinha de futebol na praça, levar a arte marcial que isso é mais atrativo”, disse.

O vereador citou ainda a necessidade de disponibilizar profissionais (monitores) nas praças onde foram colocados equipamentos de academias. “As pessoas estão usando esses equipamentos sem o acompanhamento de um profissional, inclusive pessoas idosas. Isso pode colocar a saúde destas pessoas em risco, por isso vou solicitar monitores nestes locais para não fazer os exercícios errados e instrutores para as outras modalidades que pretendemos implantar”, disse.

Outra meta é a de resgatar a imagem da Câmara de Vereadores, que ficou manchada com as notícias divulgadas sobre o envolvimento de alguns vereadores em esquemas de corrupção. “Sabemos que vai ser difícil mudar essa imagem, mas temos que ser transparentes nas nossas ações, com respeito e harmonia entre os colegas para que as pessoas digam que hoje temos vereadores que estão fazendo algo pela sociedade e tenham orgulho de acompanhar as sessões na Câmara”, disse.

Assim como os demais seis novos vereadores já entrevistados pelo Programa Agenda Parlamentar, Vavá afirmou que não pretende se candidatar à Presidência da Casa, mas deixou a entender que isso pode acontecer em dois anos. “Entendo que ser presidente da Casa tem que ser um vereador com experiência política e estamos começando agora, por isso deixo essa hipótese quem sabem para daqui a dois anos”.

Da mesma forma, ele concorda em levar as sessões itinerantes aos bairros. “Temos que ouvir as pessoas nos bairros e ver as necessidades e prioridades dessas pessoas que moram em bairros mais distantes e levar a demanda para o Executivo e, juntos, tentar resolver”, disse. (R.R)