Polícia

Bebê de 2 anos cai de janela do 3º andar de apartamento

Uma criança de 02 anos de idade caiu da janela do terceiro andar do apartamento onde mora com os pais, no Residencial Vila Jardim, zona Oeste. O acidente ocorreu na tarde de sábado, 11, enquanto os pais da bebê trabalhavam.

Conforme policiais os que atenderam à ocorrência, a criança estava dormindo no momento em que a irmã, de 14 anos, que estava cuidando dela, saiu para comprar pão, deixando a janela aberta. A menina acordou durante a saída da irmã à padaria, foi brincar próximo à janela do apartamento, desequilibrou-se e caiu.

Vizinhos que perceberam a situação acionaram a polícia, que chamou o socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhou a menina para o Hospital da Criança Santo Antônio. O pai da garota também conseguiu chegar no instante em que ela estava sendo removida à unidade hospitalar e acompanhou-a.

A polícia disse que a criança sofreu apenas algumas escoriações. Como a criança ficou sob responsabilidade de uma adolescente, que, conforme o Estatuto de Criança, também não responde pelos atos, os pais podem responder pelo crime de abandono de incapaz.

O Conselheiro Tutelar Franco Aguiar explicou que é recomendável que os pais, quando necessitarem sair ou ir trabalhar, devem deixar as crianças sob os cuidados de um maior de 18 anos. “Esse tipo de situação nos é denunciada praticamente todos os dias e talvez essa seja costumeira com essa família. A adolescente não pode ser responsabilizada, pois está em formação, não tem experiência necessária para cuidar de uma criança. Houve casos de acontecer até incêndio que por pouco as crianças deixadas sozinhas em casa, enquanto os pais trabalham, não morreram”, ressaltou o conselheiro. Ele aconselha que em locais de risco, como apartamentos em prédios, é necessário que nas janelas tenham ao menos telas para evitar incidentes como o que aconteceu com a criança no sábado. (T.C)