Cotidiano

Curso de Economia da UFRR tem conceito 4

Relatório do MEC avalia ambiente de ensino, estrutura física, qualificação dos professores, cumprimento curricular e comprometimento social

O curso de Economia da Universidade Federal de Roraima (UFRR) obteve sua Renovação de Reconhecimento concedida pelo Ministério da Educação (MEC) com conceito 4 (a escala varia de 1 a 5). A nota é a primeira de três avaliações realizadas pelo MEC que devem compor o resultado final do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que será aplicado em 2015.
A diretora do Centro de Ciências Administrativas e Econômicas (Cadecon), Ana Zuleide, disse que o conceito obtido foi resultado de um trabalho realizado em parceria com a coordenação do curso de Economia. Ela explicou que o curso obteve nota 2  na versão aplicada em 2013  e, desde então, a instituição vem trabalhando para melhorar a nota.
“Na última avaliação do Enade, nós obtivemos a nota 2 de 5. Quando a nota é 2, eles vêm in loco avaliar as condições, fazem uma avaliação que vai desde o programa pedagógico do curso, o número de evasão, a carga horária, levando em consideração muitos outros quesitos, como um bate-papo com os alunos”, disse a diretora.
O relatório final do MEC aponta os quesitos avaliados, ressaltando o excelente ambiente de ensino, a estrutura física adequada, a qualificação dos professores e o cumprimento das Diretrizes Curriculares, além do comprometimento social, realização de projetos que garantem o desenvolvimento humano de seus alunos e sua importância para o município de Cariacica.
Conforme explicou o diretor do Departamento de Economia, Romanul de Souza, apesar de o primeiro conceito ser significativo, muita coisa precisa ser feita para que ao final da avaliação, o CPC –  terceira parte do exame, que soma a avaliação e o exame estudantil, divide por dois, obtendo o conceito final – seja bem maior que o de 2013.  “Nós estamos trabalhando com os alunos. É uma troca de informação. O que nós nos propormos a fazer é perguntar dos alunos: O que vocês estão precisando? O que nós poderemos tentar fazer de melhor?”, afirmou.
A reitora da UFRR, Gioconda Martínez, salientou que o conceito reflete um trabalho feito pelo docentes em  prol da melhoria da metodologia aplicada. “O curso de Economia, com nota 4, está de parabéns, bem como todo o corpo do curso. Nós sabemos que as dificuldades são maiores que em outros estados. Portanto, isso reflete o trabalho de todos, o qual se preocupa em como chegar aos alunos com um conteúdo e como eles podem ter um melhor aproveitamento desse conteúdo”, avaliou.
Gioconda destacou que o resultado motiva novo estudantes. “Quando um curso vira curso de excelência, ele chama os olhares da sociedade, atraindo o interesse dos alunos, já que a qualidade no ensino é sempre o mais procurado. Por isso, não posso deixar de parabenizar o trabalho reconhecido do curso de Economia”, frisou.