Cotidiano

Eletrobras começa a cobrar reajuste retroativo de 42% a partir de amanhã

Boa-vistense vai pagar a diferença na tarifa de energia referente a novembro de 2015 até agosto deste ano

A Justiça Federal autorizou, no dia 8, a cobrança retroativa de 42% de reajuste na tarifa de energia elétrica referente a dez meses, de novembro de 2015 a agosto deste ano. A Eletrobras Distribuição de Roraima avisou que vai começar a cobrar a partir desta quarta-feira, 14, de forma parcelada.

A cobrança dos 42% não será feita em cima da conta atual do consumidor. Ocorrerá da seguinte forma: se em novembro do ano passado a conta do consumidor deu R$ 100,00, ele pagará 42% em cima desse valor, ou seja, R$ 42,00 a mais, somados na conta deste mês. Na próxima fatura, no mês seguinte, virá mais 42% em cima da conta de dezembro do ano passado. E assim ocorrerá por dez meses.

“A cobrança das diferenças do período de novembro de 2015 a agosto de 2016 será incluída de forma discriminada nas próximas contas. Serão dez parcelas mensais com os valores corrigidos pelo IGP-M e sem a incidência de juros”, explicou o presidente da Eletrobras Distribuição Roraima, Anselmo Brasil.

O reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no dia 1º de novembro de 2015, mas após uma enxurrada de ações na Justiça, movida por consumidores e deputados federais de Roraima, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu suspender temporariamente a cobrança retroativa dos 42%, mas agora autorizou a Eletrobras a fazer a cobrança retroativa. (AJ)