Cotidiano

Ladrões saqueiam prédio que seria para abrigar matadouro municipal

Prédio e currais ficaram prontos, mas nunca chegaram a funcionar porque não havia o maquinário para instalar o matadouro

Há mais de cinco anos que os moradores da região do Passarão, na zona rural de Boa Vista, aguardam a inauguração do matadouro de suínos, caprinos e ovinos, da Prefeitura. O prédio e os currais, à margem da RR-319, ficaram prontos, mas, sem o maquinário, o matadouro nem chegou a funcionar. Com o passar dos anos, os ladrões saquearam o local e carregaram o que puderam. A obra custou mais de R$ 770 mil, dinheiro de convênio da Caixa Econômica Federal (CEF) com o município.

Após reclamação dos moradores daquela região, a Folha foi ontem à tarde ao local e constatou as denúncias. O matadouro está sem portas, janelas, forros, calhas e lâmpadas. Até a fiação elétrica foi furtada. Um dos currais está sem o telhado e os banheiros, sem pias e vasos. Os ladrões também levaram as pedras de mármore que dividem os boxes dos vestiários.

Uma caixa d’água de alvenaria está desativada, sem a tubulação. Dos 16 currais, oito já estão sem uma parte do telhado. Muitas cerâmicas e lajotas foram quebradas, e das salas, os bandidos arrancaram os forros de PVC. Os ladrões deixaram apenas algumas janelas e portas de alumínio, que empenaram quando foram arrancadas. Algumas janelas de vidro também estão quebradas.

“Eu já vi caminhão e caminhonete aí. Eles já carregaram o que puderam. O prédio ficou pronto, mas não foi inaugurado porque faltava o maquinário. Aí o matadouro foi esquecido e saqueado ao longo desses anos”, lamentou um morador da região, que preferiu não se identificar.

Na frente do prédio abandonado, uma placa do Governo Federal informa que a construção do matadouro de suínos, caprinos e ovinos custou R$ 775.671,79, com capacidade para abater cem animais por dia. O dinheiro veio da Caixa Econômica em convênio com a prefeitura de Boa Vista. A obra foi começada em outubro de 2011 e até hoje não foi concluída. (AJ)