Polícia

Escola do Atleta encerra as atividades de 2016

Com Thiago Maia, Caranã e Rei Pelé comemoram vitória na final do Campeonato de Futebol

Os gritos, celulares e câmeras disputando espaço para garantir a melhor imagem indicavam que um ídolo marcava presença no Estádio Raimundo Ribeiro de Souza, o Ribeirão, na tarde deste sábado (17).

Era o roraimense, jogador do Santos Futebol Clube e da Seleção Brasileira, Thiago Maia, convidado ilustre do evento que marcou o encerramento das atividades de 2016 da Escola do Atleta, projeto desenvolvido pela Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social).

Além do ídolo, os atletas e familiares comemoraram a vitória dos times Caranã, na categoria sub-15, e Rei Pelé, categoria sub-13, na final do Campeonato de Futebol da Escola do Atleta.

Depois das fases internas realizadas nas três unidades onde acontecem as aulas (Estádio Ribeirão, no bairro Caimbé; Campo Rei Pelé, no bairro Pintolândia; e Campo do Careca, bairro Caranã), a grande final foi ansiosamente aguardada pelos atletas dos quatro times.

Na final do sub-15, o Caranã ganhou de 3 a 0 do Rei Pelé, e na sub-13, depois de uma partida disputada, que foi decidida nos pênaltis, o Rei Pelé ganhou de 3 a 2 do time do Ribeirão.

Além da emoção da conquista do campeonato, estar perto de um ídolo, especialmente alguém com uma história que também começou com muitas dificuldades, foi muito especial para esses garotos que sonham em ser jogadores de futebol.

Thiago Maia foi receptivo às demonstrações de carinho e também foi homenageado com a Taça Amigo da Escola do Atleta, que recebeu das mãos da governadora Suely Campos, e se configura como um incentivo para que os atletas lutem pelos sonhos.

“No meu tempo não existia um projeto como este, que realiza um trabalho muito importante por meio do esporte. Fico feliz com esse incentivo e oportunidade que esses meninos estão tendo. O caminho é difícil, mas eles nunca devem desistir dos seus sonhos”, enfatiza o jogador.

Ele é exemplo para muitos garotos, como Gabriel da Silva Rodrigues, de 17 anos, que está prestes a dar mais um passo na busca desse sonho: ele está de malas prontas para o Rio de Janeiro, depois de conseguir uma oportunidade de jogar na seleção sub-17 de um time do interior do Estado. Ele afirma que aprendeu muito mais do que as técnicas do futebol na Escola do Atleta. “Eu já jogava futebol e quando entrei aqui me aprimorei na técnica, mas, além disso, no projeto aprendi a ser responsável e valorizar as coisas e pessoas”, garante.

A governadora Suely Campos ressalta que se trata de um projeto social que trabalha todo o núcleo familiar, por isso sua importância e os investimentos do Governo direcionados à manutenção e ampliação da Escola do Atleta. “O projeto garante que esses garotos sejam influenciados por todos os benefícios que o esporte proporciona, desenvolvendo-se de forma saudável e melhorando seu desempenho na escola, além de envolver e incentivar os pais a participarem da vida dos filhos, por isso trabalharemos para ampliá-lo em 2017”, pontua a governadora.

Hoje a Escola do Atleta atende a 774 crianças e adolescentes, nas modalidades futebol e ginástica rítmica, da capital e do município de Rorainópolis. E 2017 promete novidades, como afirma a secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Emília Campos. “Fechamos 2016 com um balanço muito positivo do projeto, que já chegou a Rorainópolis, onde atende 150 crianças e adolescentes. Para o próximo ano, nossa meta é expandir ainda mais pelo interior, chegando a outros municípios e proporcionando a essas crianças e adolescentes crescerem de forma saudável por meio do esporte, melhorando a convivência com os pais, e sendo acima de tudo vencedores na vida”, garante Emília Campos.

Esse envolvimento de todo o núcleo familiar é estimulado por meio da Escola de Pais, que tem a proposta de auxiliar na educação e orientação dos filhos, com encontros que abordam temas relacionados ao convívio familiar, com intuito de promover o fortalecimento dessa relação. 

“O projeto é ótimo para meu filho e para todos os garotos que participam, por isso agradeço a governadora e a secretária pela sensibilidade com nossas crianças e também com os pais, pois temos a orientação de uma profissional que nos ajuda a melhorarmos como pais, já que esta é uma tarefa difícil”, afirma Maria Meire Pereira, uma das mães frequentadoras da Escola de Pais.