Política

Indicados ao MPC e DPE são aprovados na ALE-RR

Sabatina ocorreu no plenário

Os deputados aprovaram nesta quinta-feira (22), após sabatina em plenário, o nome da defensora pública Teresinha Muniz para o cargo de defensora pública-geral, na Defensoria Pública do Estado (DPE), e do procurador de contas Diogo Novaes Fortes, para assumir a procuradoria geral do Ministério Público de Contas de Roraima (MPCRR).

As comissões especiais externas sabatinaram os indicados pelo Poder Executivo em plenário, onde responderam questionamentos de parlamentares e apresentaram as propostas que pretendem desenvolver durante a gestão. A primeira foi à defensora pública Teresinha Muniz.

O deputado Mecias de Jesus (PRB) perguntou sobre a qualidade no atendimento prestado hoje e o que pretendia fazer para melhorar. Em resposta, Teresinha garantiu que, em trabalho conjunto com os demais defensores, prestarão serviços qualitativos para atender o público-alvo do órgão, as pessoas mais carentes.

“Temos um público que precisa de uma defensoria que funcione normalmente e nós estamos com um defensor interino que desempenhou seu trabalho muito bem nesse período”, destacou Teresina. Ela é concursada do primeiro certame, realizado em 2002. Atualmente desenvolve sua função junto às 1ª e 2ª Varas de Família da Comarca de Boa Vista desde 2015.

O deputado Flamarion Portela (sem partido) foi o relator da Comissão Especial Externa responsável pela arguição do procurador geral de Contas, Diogo Novaes Fortes e, convicto, afirmou que o indicado está apto a coordenar o MPC. “É uma pessoa que está integrada com os outros dois membros e, com certeza, fará uma grande gestão”, disse.

Fortes é concursado do MPC e foi o primeiro procurador-geral da instituição, no período de 2008 a 2010. “Um dos meus objetivos é aproximar o MPC dos municípios do interior do Estado, porque não adianta só a fiscalização, mas também um processo educacional”, ressaltou, e garantiu continuar a parceria com a Assembleia Legislativa.

Com informações da SupCom ALE-RR