Polícia

5 pessoas são vítimas de arma branca

Final de semana do Natal foi violento; Apesar da gravidade dos ferimentos, não houve registro de morte

As festas de comemoração do Natal, entre os dias 24 e 25 deste mês, foram marcadas por um grande número de ocorrências policiais relacionadas à violência com uso de arma branca. Pelo menos cinco pessoas foram esfaqueadas e tiveram que ser removidas pelos socorristas às unidades de saúde do estado. Apesar da gravidade dos ferimentos, não houve registro de morte.

Por volta das 10h do domingo, 25, um jovem de 19 anos, foi atacado em via pública, no bairro Pintolândia, zona Oeste da Capital. O fato ocorreu especificamente no cruzamento das ruas N-19 com S-07. Policiais militares foram acionados via Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) para deslocar-se até o Pronto Socorro do Hospital Geral de Roraima (HGR) e, ao chegarem ao local, ouviram o relato da vítima de que teria sido esfaqueada pelas costas por um indivíduo, sendo levado ao Hospital por populares. A própria PM fez o registro da ocorrência no 4º DP para que a autoridade policial tomasse conhecimento do caso.

Na rua N-28, bairro Senador Hélio Campos, também na zona Oeste, a Força Tática foi acionada via Ciops às 13h30, do dia 25, para atender a uma ocorrência de ‘vias de fato’. Chegando lá, a equipe constatou que o suspeito já teria quebrado algumas janelas da residência e ferido a proprietária do imóvel com um golpe de foice no braço direito. Não satisfeito o elemento foi até a rua N-28 onde tentou matar um idoso, de 76 anos, com uma perna-manca, mas o homem se trancou dentro de casa na tentativa de impedir a entrada do criminoso que tentava quebrar portas e janelas.

Quando a guarnição chegou ao local, insistiu para que o elemento largasse o pedaço de madeira, mas ele não obedeceu às ordens e recebeu disparos de bala de borracha. Depois que estava ferido, o indivíduo largou a perna-manca e foi socorrido à Policlínica Cosme e Silva pela mesma equipe que efetuou os tiros. O caso foi registrado no Plantão Central do 5º DP.

Em outra ocorrência, por volta das 9h de domingo, 25, um homem foi encontrado caído na rua R-10 do bairro Cidade Satélite, zona Oeste, e de acordo com a Polícia Militar havia quatro perfurações espalhadas pelo corpo, sendo uma na perna, uma no ombro, uma nas costas e outra no abdômen. Conforme o ROP (Relatório de Ocorrência Policial), a vítima estava em visível estado de embriaguez. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi chamado para prestar os primeiros socorros ao ferido, que já havia perdido muito sangue e por isso teve que ser removido ao trauma do HGR. As suspeitas são de que a própria esposa tenha praticado o crime, de acordo com algumas testemunhas. O Boletim de Ocorrência (B.O) foi elaborado na Central de Flagrantes do 5º DP.

Uma moradora do Distrito Industrial acionou a Polícia Militar às 11h40 do domingo, 25, para informar que foi agredida pelo marido a golpes de foice. Assim que chegou ao endereço, a guarnição encontrou a arma que teria sido usada no crime, mas não encontrou o suspeito que fugiu do local. A vítima apresentava cortes no rosto e nas costas. O caso foi registrado no 5º DP.

Na noite do dia 24, por volta das 21h, no bairro Cauamé, também na zona Oeste, um comerciante, de 47 anos, foi atacado por um homem a golpes de faca enquanto tentava impedir um assalto em seu estabelecimento.

As perfurações acertaram a região do abdômen e das costas. Depois de desferir as facadas, o indivíduo fugiu. A Polícia Militar e o Samu foram acionados para atender a ocorrência. Como a vítima tinha perdido muito sangue, foi encaminhada às pressas ao HGR para receber atendimento médico. Depois de passar por um procedimento cirúrgico a vítima ficou sob observação da equipe de enfermagem e continua internado na unidade de saúde. A suspeita é de que um venezuelano que trabalhava com o comerciante tenha cometido o crime (ver página 11A). (J.B)