Cotidiano

Prazo para saque do benefício ano-base 2014 termina amanhã

O prazo para sacar o abono salarial do PIS/Pasep referente ao ano de 2014 termina amanhã, 29. Conforme o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os trabalhadores não devem deixar o saque para o último dia, pois, em caso de problemas na operação, não haverá tempo para resolução.

O Ministério do Trabalho informou que em todo o Brasil mais de 900 mil pessoas ainda não efetuaram o saque. Em Roraima, 2.780 pessoas tinham direito ao abono e, até o dia 29 de novembro, 1.229 retiraram o benefício, o que significa que cerca de 55% dos beneficiados ainda não resgataram o dinheiro.

São Paulo é o estado que tem o maior número de pessoas com saques pendentes. Dos 395.188 trabalhadores com direito ao abono, 353.054 ainda não o retiraram. No Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, mais de 60% dos beneficiados não fizeram o saque.

Vale ressaltar que o benefício deve ser sacado até o dia 29 especificamente nas agências bancárias, mas caso a pessoa tenha o cartão cidadão com senha, poderá sacá-lo até a sexta-feira, 30, em um terminal de autoatendimento da Caixa Econômica ou em casas lotéricas.

O Ministério do Trabalho afirma que é comum que os atendentes bancários pensem que se trata do benefício referente a 2015 e, após checar os dados do trabalhador, informam que ele não tem direito ao saque. A orientação é que o beneficiário explique que se trata do abono salarial do ano-base 2014.

A princípio, o prazo para o saque do abono era em junho deste ano, mas na época, 1,2 milhão de pessoas não havia resgatado o benefício. Por isso, o prazo foi adiado para o final deste mês. Conforme o MTE, até o dia 19 de dezembro, 284,8 mil trabalhadores sacaram o benefício, o que significa que 76% deles ainda não efetuou o saque. Ao todo, ainda restam R$ 802 milhões para ser resgatado.

O direito ao benefício pode ser consultado no site do Ministério do Trabalho (www.abonosalarial.mte.gov.br). As pessoas que tiverem dúvidas, podem obter mais informações sobre o benefício pela Central de Atendimento Alô Trabalho: 158; pelo 0800-726-0207, da Caixa Econômica; e pelo 0800-729-0001, do Banco do Brasil.

DIREITO – O Programa de Integração Social (PIS) é destinado aos trabalhadores do setor privado, e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é destinado aos do setor público. Para ter direito ao saque, os trabalhadores devem estar cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de atribuição do benefício e, além disso, que tenham exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias. (B.B)