Polícia

Dupla é presa com revólver e moto roubada

Dois indivíduos foram presos na noite da terça-feira, 27, por policiais do 2º Batalhão da Polícia Militar de Roraima (2o BPM), em uma via do bairro Sílvio Botelho, na zona Oeste da Capital. Os indivíduos supostamente estariam cometendo assaltos pelas ruas da cidade, uma vez que eles portavam um revólver carregado com munições e estavam em uma moto com restrição de roubo e furto.

A guarnição visualizou os dois elementos transitando em atitude suspeita e iniciou uma aproximação, mas assim que perceberam a presença da viatura policial tentaram fugir, no entanto foram interceptados quadras depois. Durante a fuga, o garupa se desfez do revólver, jogando-a próximo a calçada.

Eles receberam voz de prisão e, após consulta via Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança), o grupo policial confirmou que a motocicleta estava com restrição de roubou/furto. De acordo com um dos policiais, os suspeitos confessaram o roubo do veículo e que há dias fazem assaltos pelas ruas de Boa Vista. O objetivo era roubar motos que seriam vendidas pelo valor de R$ 1 mil na Guiana, onde indígenas daquela região fazem a travessia em canoas. Eles também contaram que as motocicletas são desmanchadas e as peças comercializadas em estabelecimentos de Lethem, no país vizinho.

Os dois indivíduos têm passagem pelo sistema penitenciário e um deles ainda tinha um mandado de prisão em aberto e com sentença condenatória a ser cumprida. A arma e a motocicleta foram apreendidas para que a autoridade policial realizasse os procedimentos necessários, inclusive a restituição do veículo ao verdadeiro proprietário, que deve ser contactado pela Delegacia.

Os detidos foram autuados em flagrante pelos crimes de receptação, conforme o artigo 180 do Código Penal Brasileiro (CPB), e por posse ilegal de arma de fogo, como prevê o artigo 16 do Estatuto do Desarmamento. Em seguida, foram trancados numa cela da unidade policial até a manhã de ontem, 28, quando foram encaminhados para audiência de custódia, para que justiça decidisse que medidas tomar em relação a eles. (J.B)