Cotidiano

Prédio de antigo shopping em Boa Vista abrigará Casa do Trabalhador

No local, serão instaladas salas de treinamento e para realização de cursos, balcão de emprego e uma unidade Poupa-Tempo

O prédio onde funcionava o extinto Boa Vista Shopping, no bairro 31 de Março, em Boa Vista, vai abrigar a partir do próximo ano a Casa do Trabalhador, ligada à Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes). A previsão é que a Casa do Trabalhador comece a atender a população a partir de maio do próximo ano.

Desde dezembro do ano passado desativado, quando os lojistas tiveram que desocupar o prédio por determinação do Governo do Estado, o local seria destinado inicialmente à Secretaria Estadual de Gestão Estratégica e Administração (Segad), o que não se confirmou. Agora o prédio ficará a cargo da Setrabes.

A titular da pasta, Emília Campos, disse que os serviços de atendimento ao público, que fazem parte do Departamento do Trabalho, Emprego e Renda, serão transferidos para o prédio no bairro 31 de Março. “O local vai ser adaptado para abrigar a Casa do Trabalhador e atender às ações voltadas para o empreendedorismo”, afirmou.

O local terá balcão de emprego, salas de treinamento e salas para a realização de cursos e oficinas, inclusive com uma unidade “Poupa-Tempo”, onde as pessoas poderão emitir vários documentos. “É uma maneira de agilizar tanto o trabalho da instituição como a resolução dos processos da população”, explicou a secretária.

Segundo Emília, o Governo do Estado está fazendo bom uso do patrimônio público. “É algo que vai trazer melhorias ao atendimento, beneficiando aquelas pessoas que procuram por emprego e qualificação para o mercado de trabalho. Além disso, o local já tem uma estrutura pronta, que passará por manutenção para que sejam feitos pequenos reparos e algumas adaptações”, enfatizou.

Outro ponto positivo destacado por Emília é em relação ao atendimento às empresas. “Muitos investidores têm vindo para o Estado, abrindo empreendimentos aqui, e eles precisam de mão de obra qualificada, que a Setrabes pode oferecer. Então é assim que pretendemos trabalhar, atendendo a sociedade por meio de cursos e facilitando a obtenção de emprego para essas pessoas. O que queremos é fazer uma aproximação entre empregados e empregador”, explicou.

A previsão é que a Casa do Trabalhador comece a funcionar no novo endereço, a partir de maio de 2017. “O nosso objetivo é oferecer todos os serviços da melhor maneira possível à população roraimense. A nossa gestão busca fortalecer as políticas públicas do trabalho, então nada melhor do que o Governo do Estado priorizar esta área, que é importante para a economia e para o desenvolvimento de Roraima”, concluiu. (B.B)