Polícia

12 presos não retornam às unidades prisionais após saída temporária

No último dia de 2016, a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) divulgou a relação de presos considerados foragidos do sistema penitenciário por não terem retornado do benefício da Saída Temporária, concedido pela justiça no último dia 24 a alguns detentos, com o intuito de passarem a festa de Natal com a família. Eles deveriam ter se apresentado até a meia-noite do dia 30 às unidades prisionais. Dos 197 presidiários que deixaram as UP’s, 12 estão evadidos, um total de 7%.

O maior número de detentos foragidos é da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), totalizando dez presos, sendo: Edson dos Santos Rocha; Erilan David Carvalho; Jackson Paiva Vasques; Mailson da Silva Braga; Manoel Gomes da Silva Filho; Marquiones Brito; Rarison (Rarilson) da Silva; Takashy Deybi Yoshida Frota; Elvis Geovanny Manrique Marcano e Biraci Valadares da Silva.

Já da Cadeia Pública de Boa Vista (CPBV) dois não voltaram para unidade prisional: Ademir Pereira Alves e Renato Pereira da Costa. Os detentos Herbert Deurian Alves de Oliveira e Olinaldo Tadeu da Mata Bastos apresentaram-se após o prazo estipulado pela Justiça. A relação será entregue à Vara de Execuções Penais e os foragidos poderão ter seus regimes de cumprimento de pena regredidos.

Tem direito à saída temporária o preso que cumpre pena em regime semiaberto que até a data da saída tenha cumprido um sexto da pena total, se for primário, ou um quarto, se for reincidente. Tem que ter boa conduta carcerária, uma vez que a justiça, antes de conceder a saída, consulta os Diretores dos Presídios para obter informações.

A Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) pede o apoio da população para fazer denúncias a respeito do paradeiro dos presos. As informações podem ser repassadas por meio dos telefones 99139 95 29 e 0800 238 01 30. (J.B)