Cotidiano

Vereadores focam em projetos para saúde e na articulação com a sociedade

Conforme a maioria dos parlamentares, objetivo é renovar o modelo de administração e aproximar a população das decisões de planejamento do município

Com o início do mandato da Câmara Municipal de Boa Vista, no domingo, 1º de janeiro, os 21 vereadores eleitos contaram à Folha quais suas bandeiras de trabalhos e o que a população pode esperar para os próximos quatro anos. Até o momento, a saúde foi o foco principal dos parlamentares.

Vavá do Thianguá (PSD)
O vereador Aderval da Rocha Ferreira salientou querer consolidar o trabalho que já vinha fazendo junto à população. “Há muito tempo eu já trabalho no social, na cultura e no esporte com a minha família. E quero consolidar isso, levar para as pessoas que não têm esse acesso, fazer um trabalho em prol da população”, afirmou.

Aline Rezende (PRTB)
Reeleita, Aline Rezende ressaltou a importância de trabalhar para a sociedade. “A cidade pode esperar muito trabalho, respeito e responsabilidade. Estamos juntos nessa nova legislatura, prontos para trabalhar junto com a Prefeitura e para fazer o melhor para a nossa população”, declarou.

Pastor Jorge (PSC)
O vereador Eduardo Jorge Silva disse que focará no auxílio aos dependentes químicos. “Eu sempre visei trabalhar mais com os dependentes químicos. Pretendo ver se a gente consegue buscar ajuda para que a gente consiga ajudar essas pessoas”, afirmou. “Outra coisa que muito me sensibiliza são as crianças, por exemplo. Vamos trabalhar para fazer parcerias junto com a igreja para que as mães possam colocar os filhos em um lugar tranquilo e que eles fiquem bem amparados”, acrescentou.

Genilson Costa (SD)
Para o vereador Genilson Costa, a saúde será um dos pontos principais do seu trabalho. “Eu me identifico muito na área de saúde por ter profissão nessa área, mas também não posso deixar a área do esporte, da cultura e do lazer, da educação. O objetivo é ser um vereador atuante, principalmente nos bairros”, avaliou.

Genival da Enfermagem (PTC)
O vereador Genival Ferreira Lima, também da saúde, esclareceu que a área será uma das suas bases de trabalho. “A minha área principal é a saúde, tentar melhorar os atendimentos. Nosso trabalho é fazer valer, de fato e de direito, a função do vereador”, afirmou.

Idázio da Perfil (PP)
Vereador mais votado de Boa Vista, Idázio Chagas de Lima acredita que a sua experiência no setor privado, na área da construção civil, vai colaborar no planejamento das obras e do orçamento. “Sabendo o custo real de uma obra, podemos colaborar em determinados orçamentos que cheguem até nós, até para evitar que uma obra tenha um preço maior ou menor, para que tenha um preço justo. Essa é a nossa intenção”, declarou.

Ítalo Otávio (PR)
O vereador Ítalo Otávio salientou o esforço em aproximar a população do trabalho da Câmara Municipal e a sua determinação em realizar projetos para os jovens. “Quero ser um vereador atuante, que trabalha nos bairros, que faz reuniões para entender os anseios da população. Quero fazer visitas para poder entender a real situação, com um trabalho voltado à juventude”, disse.

Albuquerque (PC do B)
José Francisco Lopes de Albuquerque ressaltou a importância do trabalho junto com a comunidade. “A sociedade cobrou muito a ampliação dessa participação efetiva da comunidade com a Casa e a gente espera, de alguma forma, conseguir corresponder”, informou.

Júlio Cézar (PTN)
O vereador reeleito Júlio Cézar Medeiros afirmou que o seu foco neste mandato será o trabalho junto com a zona rural. “Boa Vista cresceu muito e nós temos que olhar para a área rural. Nós temos que incentivar, temos que olhar para estas famílias porque existe uma desigualdade muito grande em comparação com o centro da cidade”, assegurou.

Professor Linoberg (Rede)
Linoberg Barbosa de Almeida declarou que vai voltar o seu trabalho como vereador nos servidores municipais. “No primeiro momento, o foco é tentar articular uma maneira de aproximar as pessoas do diálogo com o parlamento municipal, talvez uma experiência boa seja a atualização do plano diretor do município de Boa Vista e, acima de tudo, tentar aproximar as categorias que compõem o município para empoderar e fortalecer os servidores municipais”, afirmou.

Dra. Magnólia (PPS)
Outra representante da área da saúde, a vereadora Magnólia de Sousa Monteiro confirmou que a sua bandeira será voltada para a sua área profissional. “A minha atenção vai ser dirigida à saúde básica. Eu entendo que se você tem uma saúde básica com resolutividade, você consegue resolver vários problemas, melhorar a qualidade de vida de cada cidadão e reduzir custos para os cofres públicos”, reforçou.

Manoel Neves (PRB)
Também reeleito, Manoel Neves expressou a sua vontade de manter o trabalho voltado para a população de Boa Vista. “Durante esses dois mandatos que a gente teve, a gente sempre tentou ajudar o Executivo através de leis e indicações. Nesses próximos quatro anos, iremos trabalhar da mesma forma, sempre em parceria com Executivo, procurando o que é melhor para o município”, comentou.

Mauricélio Fernandes (PMDB)
Eleito presidente da Câmara Municipal, Mauricélio Fernandes acrescentou a união com o eleitorado. “A Câmara renovou e o sentimento dos vereadores é de poder representar a classe que os elegeu, levando melhoria, entretenimento até a população nos bairros mais distantes e aprovar os projetos que visam a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse.

Mirian Reis (PHS)
A vereadora reeleita Mirian Reis declarou que planeja trabalhar o plano diretor do município e o aterro sanitário. “Eu tenho um objetivo de trabalhar o plano diretor do nosso município e de também tentar solucionar a questão do lixão, que está insustentável. Estarei cobrando para que realmente aconteça uma melhora”, afirmou.

Nilvan Santos (PSC)
O foco de trabalho de Nilvan Santos será a saúde. “Vamos lutar para que as pessoas tenham uma vida melhor, saudável, com educação. Precisamos melhorar a saúde, ainda mais com a imigração de venezuelanos, que estão vindo para Boa Vista. Temos que melhorar em alguns aspectos para que possamos agregar a todos com uma saúde de qualidade”, pontuou.

Renato Queiroz (PSB)
Reeleito, Renato Queiroz afirmou que seu mandato vai focar no povo. “A população pode esperar um trabalho mais focado em resultados, distante da política populista que fala muito e entrega pouco. Uma organização melhor, uma proximidade de diálogo melhor com o sentimento da população”, disse.

Rômulo Amorim (PTC)
Assim como a maioria dos vereadores, Rômulo Amorim ressaltou o compromisso com a população. “Acho que o pensamento coletivo de todos os vereadores é fortalecer as ações que a Prefeitura de Boa Vista vem desenvolvendo e produzir uma atuação participativa. Todos nós temos um comprometimento muito grande com a sociedade, pois ela nos escolheu para representá-la”, informou.

Rondinele Tambasa (PTN)
Rondinele de Sousa Oliveira declarou que focará na área da agricultura. “A gente vai ter um foco muito grande na Secretaria de Agricultura do município para levar incentivo para agricultura familiar. Outra coisa que me chamou muito a atenção foi o projeto ‘Minha Casa, Minha Vida’, em que muitas pessoas que receberam já têm residência, então, a gente vai procurar trabalhar em cima disso, procurar fiscalizar da melhor maneira possível”, garantiu.

Wagner Feitosa (SD)
O vereador Wagner Feitosa informou à Folha que continuará com o seu trabalho nas áreas sociais, como o projeto ‘Amigos do Wagner’, que visa a promoção de jogos beneficentes para arrecadação de alimentos e distribuição de brinquedos para crianças carentes. “Os trabalhos sociais que fazemos em parceria com a comunidade mostram o comprometimento de todos em busca de uma causa, que é a de melhorar a vida das pessoas”, revelou.

Dr. Wesley Thomé (PC do B)
O médico Wesley Carlos Thomé disse que o pontapé inicial vai ser criar uma nova imagem da Câmara, além de trabalhar em prol da saúde das pessoas. “Por ser médico e saber das necessidades que a gente tem no Estado e no município, vou tentar criar alguns mecanismos para tentar melhorar as condições de saúde da nossa população”, acrescentou.

Zélio Mota (PSD)
Zélio Mota afirmou que visa atender aos interesses da sociedade, seja qual segmento for necessário. “Acredito que o vereador tem que estar sempre preparado para todos os segmentos sociais, ser parceiro deles. Eu só peço um pouco de paciência da população, que dê esse crédito para os vereadores para que a gente possa se organizar e fazer um parlamento sério, que busca o melhor, sempre visando ações que vão beneficiar e fortalecer os segmentos sociais”, frisou.