Polícia

Sesp vai reforçar fiscalização na divisa de Roraima com Amazonas

A medida foi tomada após fuga de detentos de unidade prisional do Amazonas

Por conta da fuga de aproximadamente 20 detentos do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), unidade prisional localizada na BR-174, rodovia federal que liga os estados do Amazonas e Roraima, a Secretaria Estadual de Segurança Pública de Roraima (SESP-RR) fará reforço de fiscalização na barreira Sul do Estado. 

À FolhaWeb, a pasta informou que já está tomando todas as providências emergenciais a cerca do ocorrido no estado vizinho. “Todas as polícias estão cientes da possível rebelião, os pontos de fiscalização e intervenção já estão ativos e as barreiras já estão fechadas”, informe em nota.

Na tarde de ontem, 01º, pelo menos duas unidades prisionais do Amazonas registraram ocorrências relacionadas a confronto envolvendo facções criminosas. No Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), por exemplo, as autoridades confirmaram pelo menos 50 mortos, mas o número pode chegar a 80.

Após negociação com representantes da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil do Amazonas (OAB-AM) e Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), os presos liberaram as seis últimas pessoas que ainda eram mantidas reféns, e se entregaram.

O confronto registrado no Compaj já é considerado o segundo mais violento registrado no sistema prisional brasileiro, perdendo apenas para o massacre do Carandirú.