Por conta da fuga de aproximadamente 20 detentos do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), unidade prisional localizada na BR-174, rodovia federal que liga os estados do Amazonas e Roraima, a Secretaria Estadual de Segurança Pública de Roraima (SESP-RR) fará reforço de fiscalização na barreira Sul do Estado.
À FolhaWeb, a pasta informou que já está tomando todas as providências emergenciais a cerca do ocorrido no estado vizinho. “Todas as polícias estão cientes da possível rebelião, os pontos de fiscalização e intervenção já estão ativos e as barreiras já estão fechadas”, informe em nota.
Na tarde de ontem, 01º, pelo menos duas unidades prisionais do Amazonas registraram ocorrências relacionadas a confronto envolvendo facções criminosas. No Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), por exemplo, as autoridades confirmaram pelo menos 50 mortos, mas o número pode chegar a 80.
Após negociação com representantes da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil do Amazonas (OAB-AM) e Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), os presos liberaram as seis últimas pessoas que ainda eram mantidas reféns, e se entregaram.
O confronto registrado no Compaj já é considerado o segundo mais violento registrado no sistema prisional brasileiro, perdendo apenas para o massacre do Carandirú.