Polícia

Três venezuelanos que pediam dinheiro são deportados pela Polícia Federal

A Polícia Federal recebeu ontem denúncias anônimas dando conta de que três venezuelanos estariam pedindo dinheiro nos semáforos da cidade para uma suposta criança com câncer, internada em um hospital da Venezuela. Agentes foram até o local citado, onde os dois homens e uma mulher estavam pedindo dinheiro, no semáforo do cruzamento das avenidas Venezuela e Mário Homem de Melo, na divisa dos bairros Mecejana e Liberdade.
Os venezuelanos haviam conseguido arrecadar R$9 mil, mas como eles estavam na cidade apenas como turistas, não poderiam estar pedindo dinheiro, estudando ou realizando qualquer outro tipo de atividade no país.
De acordo com informações da Delegacia de Imigração da Polícia Federal, algumas pessoas que se propuseram a ajudar de outro modo, como doando remédios dos quais a criança necessitaria, desconfiaram da estória porque os venezuelanos se contradisseram com as informações sobre o caso. Os agentes federais conduziram os envolvidos para a delegacia para averiguar a situação. Aos policiais, a mulher disse que a criança seria sua filha, mas não conseguiu comprovar o grau de parentesco.
Caso eles consigam comprovar que o caso da criança é verdadeiro, o dinheiro será devolvido ao trio. Mas se for constatado que eles estavam agindo de má-fé, aproveitando-se da boa-fé das pessoas, eles serão enquadrados no crime de estelionato. Os três foram deportados ontem mesmo para a Venezuela. (T.C)