Apesar de recado escrito no chão com sangue dos mortos da Penitenicária Agrícola de Monte Cristo dizer que a chacina ocorrida nesta sexta em Roraima é parte de uma vingança por conta da briga entre facções criminosas no Norte do País, a secretaria de Justiça e Cidadania de Roraima (sejuc) afirmou que somente integrantes da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) ou presos que não se declararam de nenhuma facção estavam na Pamc.
A Sejuc afirmou ainda que em Roraima apenas seis presos são integrantes da Família do Norte (FDN)
A chacina contabilizou 33 presos assassinados de forma bárbara e mais de 30 foram decapitados, tiveram o coração arrancado e ou foram desmembrados.
Segundo o secretário de justiça e cidadania Uziel Castro, o governo de Roraima vinha se precavendo contra as brigas de facção desde outubro do ano passado,quando 10 presos foram assassinados na Pamc.
“Estamos nos precavendo desde muito tempo atrás. Identificamos e isolamos os detentos que se declararam do Comando Vermelho (CV) que foram trasferidos para a Cadeia Pública e identificamos e separamos os do PCC dentro da Penitenciaria Agrícola. Lá só tem gente do PCC e de facção nenhuma. Querem dizer que é vingança, mas nao tem Família do Norte (FDN) nem Comando Vermelho na Penitenciária onde ocorreu a chacina. Acreditamos em divisão interna pois os integrantes do PCC tinham ordens para eliminar os rivais e aproveitaram e mataram os seus inimigos. A barbarie foi muito grande”
O recado escrito no chão da unidade prisiional dizia “Sangue se paga com sangue” afirmando que a chacina pode ser resposta dos presos ao ocorrido em Manaus, quando foram mortos 60 presos ligados à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).