Polícia

Mídia internacional repercute ‘banho de sangue’ em presídio de RR

Reportagens destacaram que motins em prisões no Brasil são comuns

A rebelião que deixou 33 mortos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC), durante a madrugada desta sexta-feira, 6, foi destaque nos principais noticiários do mundo.

A mídia internacional também repercutiu os episódios de violência nos presídios brasileiros.

A BBC noticiou que pelo menos 33 prisioneiros foram mortos em uma prisão no Norte do Brasil, poucos dias depois de 56 morrerem durante um tumulto na prisão de um estado vizinho.

O jornal português Público escreveu em sua manchete “Pelo menos 33 mortos em novo motim prisional no Brasil” e analisa que o incidente ocorre apenas cinco dias depois de um outro motim numa prisão em Manaus ter causado 56 mortos.

No El País: Al menos 33 presos muertos durante un nuevo motín en una cárcel brasileña

O espanhol El País enfatizou em seu texto sobre a chacina em Roraima a grande crise do sistema carcerário brasileiro. O diário fala sobre os problemas de superlotação nas prisões, terríveis condições e a luta entre organizações criminosas rivais.

The Guardian Dozens of inmates killed in Brazil prison riot

O britânico The Guardian publicou uma matéria sobre a chacina desta sexta-feira (6) na prisão de Roraima lembrando que em outubro do ano passado dez pessoas morreram em uma briga entre gangues de drogas rivais no mesmo local.

Especialistas em segurança preveem mais violência no sistema prisional controlado por gangues do Brasil após o massacre ocorrido no início desta semana, no qual os detentos mataram os de um grupo rival.

O Guardian diz que a maioria dos 56 presos mortos em uma prisão no Amazonas, no início desta semana, eram do PCC. Eles foram mortos pela facção de drogas da Família Norte, que se acredita dominar o contrabando de cocaína da Colômbia e do Peru na região e acrescenta que a Família Norte está aliada com a quadrilha do Comando Vermelho do Rio de Janeiro, a segunda facção mais poderosa do Brasil depois do PCC.

Deutsche Welle Dozens of inmates killed in new Brazil prison uprising

O alemão Deutsche Welle também noticiou o massacre em Roraima. De acordo com a reportagem um vídeo divulgado nesta sexta-feira (6) nas redes sociais mostra presos agredindo outros detentos, enquanto gritam que a ação é uma resposta à morte de “irmãos” em Manaus por integrantes da FDN, que, com o apoio do Comando Vermelho (CV), disputa com o PCC o controle do narcotráfico na região Norte.

Público Pelo menos 33 mortos em novo motim prisional no Brasil

O argentino Clarín destacou em seu site “Horror no Brasil: um outro motim em uma prisão deixa 33 presos mortos” e acrescentou corpos foram decapitados. A reportagem diz que o presídio na capital de Roraima abriga 1.500 detentos e que a briga entre facções criminosas teria começado ás 3 da manhã.