Cotidiano

Escola inaugura mini-centro de Iniciação Esportiva com Festival pré-mirim de Atletismo

A iniciativa inovadora da escola Penha Brasil contribuirá para a iniciação de atletas

Hoje (21) a Escola Estadual Penha Brasil inaugura o Mini-centro de Iniciação Esportiva com o Festival pré-mirim de Atletismo. Na ocasião participam dez unidades de ensino da Capital e interior do Estado. As competições iniciaram às 8 horas.
No total, 100 alunos-atletas do Festival pré-mirim, sendo 10 por escola (cinco do naipe feminino e cinco masculino). As regras e regulamento seguem o padrão da Confederação Brasileira de Atletismo.Cinco provas serão disputadas: 50 metros (corrida de velocidade), arremesso de peso (feminino dois quilos e masculino três quilos), salto em distância facilitada (com trampolim), salto em altura facilitado (com trampolim) e revezamento 4×50 metros.
Cada escola deverá ter três representantes em cada prova, sendo que cada aluno-atleta pode competir em três provas individuais. Os vencedores, 1º, 2º e 3º lugares receberão medalhas correspondentes à colocação e os demais alunos-atletas, medalhas de participação.
O CENTRO
Desde 2007 que o professor Edivaldo da Silva Pereira sonha com o projeto do Mini-centro de Iniciação Esportiva. Militante do desporto escolar, buscou parcerias para tornar concreto o sonho de identificar novos potenciais esportivos do Estado.
“O Mini-centro foi feito parte a parte. Pensei em otimizar o espaço da melhor maneira e ainda está em fase de construção, já que queremos atender as modalidades de tênis de mesa e xadrez, por exemplo”, disse o idealizador do projeto.
Foi em meados de 2011 que o Mini-centro deixou os papeis e passou a se tornar realidade. “Começamos com duas latas de tinta que conseguimos na Secretaria Estadual de Educação e Desportos e depois buscamos parcerias com a Associação de Pais e Mestres da escola Penha Brasil e também com outras unidades de ensino que poderiam contribuir com o projeto e depois treinar seus alunos”, disse Edivaldo.
O ambiente tem aproximadamente 240 metros quadrados de área de pistas, sem contabilizar os setores de arremesso e salto. A cada festival, que acontecerá duas vezes ao ano, uma personalidade do meio esportivo será homenageada. O primeiro será o professor Hélvio Tupinambá de Souza Cruz, formado em Educação Física pela Universidade do Amazonas e revelou grandes atletas roraimenses. “Eu o considero um heroi do nosso esporte”, ressaltou Edivaldo.
A ESCOLA
A Escola Estadual Penha Brasil fica na Rua Juscelino Kubitschek, bairro Aparecida e oferece Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano.
Fonte: Seed