Polícia

Operador de motosserra morre atingido por árvore no Amajari

Na manhã desta terça-feira, 17, o corpo de Adailton Paulo Bastos dos Reis, de 50 anos, foi localizado em uma mata na região do Amajari, município que fica a aproximadamente 160 quilômetros de Boa Vista, ao Norte do Estado. Ele teria sido contratado por um fazendeiro para serrar algumas árvores e, durante o trabalho, acabou sendo atingindo e morreu no local.

De acordo com a Polícia Civil, que atendeu a ocorrência, o operador de motosserra saiu na segunda-feira, por volta das 13h30, para serrar uma área para o dono de uma fazenda que fica cerca de 15 quilômetros da sede do Amajari. Ao fim do dia, ele costumava retornar para a fazenda, uma vez que ele já havia trabalhado no mesmo serviço em outra ocasião.

Outras pessoas estranharam a demora e um colega de trabalho ficou sabendo que Adailton não voltou da mata e fez buscas no local, onde, depois de algum tempo de caminhada, encontrou a madeira serrada e de longe avistou uma árvore caída. Quando se aproximou, localizou o corpo e acionou a polícia.

Agentes da Polícia Civil do Amajari estiveram no local do acidente e, pelas investigações preliminares, informaram que está descartada a hipótese de homicídio ou suicídio. “Tudo foi um mero acidente fortuito, ou seja, um acidente fatal em decorrência de cortes de árvores na mata fechada sem os equipamentos de proteção necessários”, disse o delegado titular do Distrito Policial de Amajari, Alberto Alencar.

O delegado alertou à população quanto aos cortes de árvores sem a devida permissão legal, o que caracteriza crime ambiental. Além disso, também orientou sobre o uso de equipamentos de proteção e sempre estar no local da derrubada mais de uma pessoa para que tragédias sejam evitadas.

Alencar acionou o Instituto de Medicina Legal (IML) e a perícia criminalística para que fossem feitos os procedimentos previstos em lei. O corpo foi removido até a Capital, onde passou por exame cadavérico para ser liberado à família para sepultamento. (J.B)