O grupo Amigos do Sopão, que realiza atividades filantrópicas há cerca de quatro anos, vai promover uma ação social voltada para os moradores do Aterro Sanitário Municipal, que já virou um lixão a céu aberto, no trecho sul da BR-174. De acordo com o grupo, quase 200 famílias vivem no local, aproximadamente 500 pessoas.
Formado por estudantes universitários, o grupo se une para promover ações sociais duas vezes ao ano. “O propósito é estender a mão a quem está à margem da sociedade. Nosso intuito é atender as pessoas que mais necessitam de atenção”, disse o estudante Jonh Francis.
Na manhã de quinta-feira, 19, o grupo fez uma visita no lixão. “Constatamos que há cerca de 500 pessoas morando em condições subumanas naquele local, o que dá em torno de 180 famílias. É uma situação desoladora, que parte o coração da gente”, comentou.
A equipe conta com a população boa-vistense para arrecadar alimentos. “A proposta é conseguir o maior número de doações para que os produtos sejam distribuídos entre as famílias do lixão”, afirmou Francis. A coleta dos alimentos ocorrerá no próximo domingo, 22, em dois pontos da cidade: no Parque Anauá, no bairro dos Estados, zona Norte, e na Praça do Mirandinha, no bairro Caçari, zona Leste.
Os interessados poderão entrar em contato com o grupo na Sala de Exatas, na Avenida Getúlio Vargas, bairro São Pedro, próximo à Praça da Bandeira, e no Centro de Isoladas Dom Martins, na Avenida Mário Homem de Melo, Centro, próximo a Escola Monteiro Lobato, ou pelo número telefônico 99156-0293.
No dia 04 de fevereiro, acontecerá a distribuição da sopa às famílias do lixão. “Estamos aceitando qualquer tipo de alimento que nos ajude na complementação. No ano passado, nós fizemos a mesma coisa para as famílias do Caetano Filho, o Beiral. Também distribuiremos as cestas básicas, que também serão feitas com as doações deste domingo”, disse Francis. (B.B)