Cotidiano

Próximo ano terá pelo menos 13 feriados que cairão em dias úteis

Todos os feriados, que ocorrerão em dias úteis no ano que vem, serão próximos dos sábados e domingos, o que permitirá os chamados feriadões.

Próximo ano terá pelo menos 13 feriados que cairão em dias úteis
Todos os feriados, que ocorrerão em dias úteis no ano que vem, serão próximos dos sábados e domingos, o que permitirá os chamados feriadões.
Quem ainda está lamentando os poucos feriados prolongados que ocorreram ao longo de 2014, pode começar a se animar com os feriados prolongados em 2015. O ano que vem será marcado por dias de folga que poderão se esticar até o final de semana, algo que não ocorreu muito este ano, em que muitos feriados caíram no meio da semana ou em final de semana.
Em Roraima, o ano de 2015 terá pelo menos 13 feriados em dias úteis, que poderão ser prolongados, enquanto que em 2014, dos 10 dias de folga que caíram em dias úteis, apenas oito puderam se tornar em feriadões. Apesar de agradar as pessoas que gostam de viajar nesses períodos de descanso, o comércio poderá ser prejudicado.
O primeiro feriado de 2015, justamente no primeiro dia do ano – o feriado de Réveillon -, cairá em uma quinta-feira. Ao longo do ano haverá quatro feriados que cairão em segundas-feiras, dois às terças-feiras, três às quintas-feiras e quatro às sextas-feiras. O ano também terá três feriados que cairão aos sábados ou domingos.
Em 2014, cinco feriados caíram aos finais de semana. Nos dias que permitem feriadões, houve um de segunda-feira, um de terça-feira, quatro de quintas-feiras e dois às sextas-feiras. Em quartas-feiras foram dois feriados.
Para a auxiliar administrativa, Rosana Cruz, de 29 anos, os feriados prolongados são uma oportunidade para aproveitar a família e amigos. “A melhor parte é você ter um tempo para descansar e estar com a família e amigos. Embora algumas pessoas acreditem que isso pode atrapalhar alguns setores, como linhas de produção, por exemplo, por outro lado movimenta a economia, através de viagens, restaurantes, parques e entretenimento de uma forma geral”, observou.
O estudante João Pedro, de 21 anos, disse que ter diversos feriados prolongados ao longo do ano significa uma coisa: um pouco de descanso dos estudos. “Para estudante isso é sempre bom, pois temos tempo para descansar e ter mais lazer. A gente fica muito ‘atolado’ de coisas na faculdade”, disse.
Comércio varejista não comemora grande quantidade de feriados
Segundo o presidente da Acir (Associação Comercial de Roraima), Jadir Correia, as despesas com os feriadões são altas para o setor. “Feriado prejudica sem dúvidas nenhuma, principalmente o andamento do comércio, ou tem que fechar ou negociar com os empregados as horas extras e isso acarreta prejuízos com essas despesas”, explicou.
Jadir ainda ressalta o prejuízo causado pelos feriados prolongados. “Acarreta muitas despesas porque o comércio só ganha dinheiro com as portas abertas e se as portas fecham não há lucro. A única vantagem são as datas comemorativas como o Dia das Crianças e o Natal, quando o comércio acaba tendo um bom retorno financeiro”, comentou.
FERIADOS QUE CAIRÃO AO LONGO DA SEMANA EM 2015 1º de janeiro- Confraternização universal -quinta-feira 17 de fevereiro- Carnaval -terça-feira (Carnaval não é considerado feriado nacional, mas as empresas costumam liberar seus funcionários nesse dia.) 3 de abril- Paixão de Cristo -sexta-feira 21 de abril- Tiradentes -terça-feira 1º de maio- Dia do Trabalho -sexta-feira 4 de junho- Corpus Christi -quinta-feira 9 de julho- Aniversário de Boa Vista -quinta-feira 7 de setembro- Independência do Brasil – segunda-feira 5 de outubro- Aniversário de Roraima- segunda-feira 12 de outubro- Dia de Nossa Senhora Aparecida/Dia das Crianças -segunda-feira 2 de novembro – Dia de Finados -segunda-feira 20 de novembro- Dia da Consciência Negra -sexta-feira 25 de dezembro- Natal -sexta-feira