O juiz de Direito da Comarca de Pacaraima expediu mandado de prisão e de busca e apreensão contra o ex prefeito de Uiramutã, Eliesio Cavalcante de Lima (PT) e vários funcionários e ex-funcionários da prefeitura do Uiramutã. A operação visa combater fraudes e corrupção no âmbito do serviço público.
A operação está sendo coordenada pela Delegacia Geral da Polícia Civil de Roraima (PCRR) e desde as primeiras horas da manhã de hoje, 24, estão sendo cumpridos mandados de prisão preventiva, de condução coercitiva e de busca e apreensão.
Eles são suspeitos de levar vários equipamentos e materiais da prefeitura e da representação do município em Boa Vista, após a eleição do novo prefeito naquele município, conforme matéria veiculada pela Folha.
A denuncia foi feita pelo atual prefeito do Uiramutã, Manuel da Silva Araújo, o Dedel Araújo (PP). Dedel Araújo disse que recebeu o município com cofre vazio, com uma dívida de mais de R$ 1,5 milhão para o Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), INSS e outros.
Para piorar a situação, ex-servidores municipais apagaram todas as memórias dos computadores. O Ministério Público de Roraima (MPRR) também já havia denunciado, no ano retrasado, o então prefeito Eliesio Cavalcante de Lima, por apropriação indevida de verba pública.
Ao término, a Delegada Geral Edinéia Santos Chagas vai conceder entrevista coletiva, com o resultado da operação, segundo a Polícia Civil. Outras informações a qualquer momento na FolhaWeb.