Política

Governadora estabelece calendário de reforma nas escolas estaduais

A governadora Suely Campos (PP) trocou seu gabinete, na manhã desta terça-feira, pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), de onde despachou com o secretário Gregório Almeida e demais diretores da pasta e com o secretário de Educação, Emanuel Ferreira. Ela se deslocou até a secretaria para acompanhar a situação das obras que estão em andamento e as que deverão ser priorizadas este ano.

Entre as ações consideradas prioritárias estão a reforma e manutenção das escolas na Capital e no interior. Para isso, ela estabeleceu um cronograma de ações, elencando as unidades de ensino e o prazo para a reforma ou a manutenção predial. “É uma preocupação do nosso governo fazer com que essas obras caminhem com o máximo de agilidade possível”, disse.

A governadora determinou agilidade na conclusão da construção e reforma de diversas escolas indígenas, que fazem parte de um convênio com o FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação). Ela pretende inaugurar em março escolas localizadas em comunidades do Amajari, Uiramutã, Normandia e Bonfim.

Estão sendo investidos cerca de R$ 11 milhões na estruturação dessas oito escolas. Cinco delas estão em fase de conclusão para inauguração em março: Escola Estadual Indígena Agrícola Pacheco, na comunidade Ouro, em Amajari; Escola Estadual Indígena Santa Rita, na comunidade Camamu, em Bonfim; Escola Estadual Indígena Índia Nayara, em Normandia; Escola Estadual Indígena Koko Waraura, em Uiramutã; e Escola Estadual Indígena Pedro Terêncio, em Bonfim.

“Esse é o primeiro passo com relação às escolas indígenas e nós vamos priorizar a conclusão dessas obras. Isso será um grande ganho para as comunidades e demonstra a preocupação da governadora com a educação indígena”, destacou o secretário Gregório Almeida.

Paralelo a isso, de acordo com o secretário, estão sendo abertos dois processos de manutenção preventiva e corretiva, tanto para a Capital quanto para o interior, que deverão atender uma grande demanda das escolas estaduais.

“Isso vai dar funcionalidade às escolas que estão necessitando de reparos, ficando para reforma geral apenas aquelas que estão em situação muito precária. Na reunião com a governadora, ficou definido que a Secretaria de Educação vai fazer uma triagem das necessidades de cada escola para que possamos dar andamento aos processos na Seinf”, explicou o secretário.

Entre as escolas que deverão receber atendimento prioritário na Capital estão a do Caranã e a do 13 de Setembro, cujos levantamentos da situação já foram feitos e os processos estão em andamento. No interior, a reforma será na Escola José de Alencar, em Rorainópolis, que inicia este ano a implantação do Ensino Médio em Tempo Integral.

SEGURANÇA – Outra pauta importante discutida na reunião foi com relação às obras da área de Segurança Pública. A governadora cobrou celeridade na construção de um presídio com 393 vagas em Boa Vista e na reforma do Instituto Médico Legal (IML) para que atenda às necessidades prioritárias, mas ao mesmo tempo, que seja feito um projeto de construção de uma nova sede para o instituto.

“Preocupada com a questão da segurança, a governadora pediu que fosse dada atenção especial aos distritos policiais. Hoje, estamos em fase de conclusão do 3º DP [Distrito Policial], no Santa Tereza, e fazendo nova licitação para o prédio do 1º DP. No interior, está sendo licitada novamente a obra da Delegacia de Caracaraí. A governadora pediu que fosse construída uma nova delegacia na sede do Município de Pacaraima”, frisou.