Polícia

Homem é detido por quebrar lixeiras da Praça das Águas

Policiais militares prenderam um homem, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 26. O indivíduo quebrou ao menos quatro lixeiras da Praça das Águas, no Centro. Ele tentou fugir da abordagem da polícia, mas foi capturado e conduzido à Central de Flagrantes do 5º Distrito Policial para prestar esclarecimentos sobre a conduta.

O Relatório de Ocorrência Policial (ROP) da PM informa que a guarnição foi acionada para atender à ocorrência de dano ao patrimônio público e, assim que chegaram ao local, constataram a destruição de pelo menos quatro lixeiras. O lixo ficou espalhado pelo local.

O elemento aparentava estar sob efeito de entorpecentes e, no momento da abordagem, tentou fugir, mas foi alcançado pelos policiais, algemado e conduzido à delegacia para explicar as razões pelas quais estava praticando o dano ao patrimônio.

Em depoimento, o homem, que não portava qualquer documento de identificação, respondeu ao delegado que começou a destruir as lixeiras porque ouviu ser chamado de “macaco” por uma das lixeiras. Ele ficou na praça por pelo menos duas horas, quando foi detido. Ele confessou estar arrependido e que pretende pagar as lixeiras. Afirmou que não faz consulta com psiquiatra e que não é usuário de drogas, mas que bebeu muita cachaça com seu irmão.

A autoridade policial destacou que, em decorrência do estado do indivíduo, em condição de embriaguez ou entorpecido, não acredita tratar-se de uma ação dolosa (intencional), por isso não tipificaria o caso como dano ao patrimônio público. O suspeito foi liberado, mas a perícia foi acionada para averiguar a condição das lixeiras. O procedimento foi encaminhado à Delegacia de Repressão a Crimes contra a Administração e Serviço Público, para dar continuidade às investigações, uma vez que o homem se propôs a pagar o dano. (J.B)