Política

Bloco G11 não fará oposição à prefeita, afirma vereador Rômulo Amorim

Mesmo antes das sessões parlamentares iniciarem na Câmara Municipal de Boa Vista, os vereadores já começam a formar alianças fortes para os quatro anos de mandato. Uma delas é o “G11”, bloco de maioria que elegeu Mauricélio Fernandes (PMDB) presidente da Casa, vencendo a chapa de Renato Queiroz (PSB), indicado da prefeita Teresa Surita (PMDB).

Apesar de na teoria, o bloco ser de oposição ao Executivo municipal, o vereador Rômulo Amorim (PTC) disse em entrevista ao Programa Agenda Parlamentar de sábado, 28, que, na prática, os parlamentares que compõem o grupo trabalharão em parceria com a administração da prefeita. “Não é a nossa intenção fazer oposição à prefeita. Nós reconhecemos bastante o trabalho que vem sendo desenvolvido por ela. Cada um tem seu pensamento individual, mas iremos buscar parceria com o Executivo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse.

Além de Rômulo, que é primeiro secretário da Mesa Diretora, e Mauricélio Fernandes, o grupo é composto por Júlio Cézar Medeiros (PTN), eleito como primeiro vice-presidente; Rondinele Tambasa (PTN), segundo vice-presidente; José Francisco Albuquerque (PC do B), segundo secretário; e Genilson Costa (Solidariedade), terceiro secretário. Também compõem o bloco de maioria na Câmara os vereadores Wagner Feitosa (Solidariedade), Ítalo Otávio (PR), Genival da Enfermagem (PTC), Vavá do Thianguá (PSD) e Idázio da Perfil (PP).

Segundo Rômulo, a decisão de apoiar uma chapa contrária à indicação da prefeita Teresa Surita para a escolha do presidente foi tomada logo após as eleições municipais de 2016. “O grupo foi criado em torno do vereador Mauricélio para que ele fosse presidente. Logo depois do pleito sentimos a ausência formada pelas lideranças e pela própria Prefeitura, que decidiu não se envolver naquele momento”, revelou.

Conforme o parlamentar foi preciso articulação para sair vitorioso na chapa. “As pessoas têm uma visão negativa dos vereadores e coube a nós melhorar essa imagem na Câmara. A população se preocupa muito em massacrar o vereador. Aqui em Boa Vista esse parlamentar sempre foi o patinho feio da política”, lamentou.

A formação do bloco, de acordo com o vereador, será importante para conseguir aprovar projetos de interesse da população. “Vamos buscar parcerias com o Executivo, criticar o que está errado e apontar soluções e com isso buscar aproximar o vereador da comunidade”, frisou.

COMISSÕES – Com a abertura dos trabalhos, os vereadores começarão a discutir a formação das comissões da Câmara. “Os líderes dos partidos vão indicar os membros e o presidente tem o regimento interno para nomeá-los. Temos que buscar o que há de melhor para quem for integrar essas comissões”, explicou.

Por enquanto, segundo o vereador, apenas o nome da vereadora Magnólia Rocha é tido como certo na Comissão de Saúde da Câmara Municipal. “Todos têm a visão que ela é militante da saúde e conhece bem a atenção básica. Eu como líder pretendo indicar o Genival para fazer parte da comissão de Obras, pois a experiência dele será fundamental”, pontuou.