Estudantes do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima criaram imagens nos corredores do Roraima Garden Shopping. Com imagens regionais gravadas pelas mãos do artista plástico Edinel Pereira, o projeto ‘Tapume interativo’ transforma telas brancas em pinturas em painéis com mais de quatro metros de altura.
Ao todo, nove telas estarão em exposição por tempo indeterminado e no decorrer dos dias as ações de intervenções artísticas continuarão. O projeto conta com a parceria do artista plástico Edinel Pereira com o grupo de grafiteiros “Coletivo Macu-X” e com o grupo de extensão “Arte do Campus”, representado pela professora Leila Baptaglin, da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
A ideia é transformar espaços livres em grandes espaços culturais mais próximos da comunidade. O tema das pinturas é livre, porém os artistas escolheram temas regionais e Roraima foi a grande estrela das peças.
“A ideia é propor sempre a reflexão diante de nossas raízes indígenas e representá-los em espaços públicos, espaços que muitas vezes as pessoas não relacionam com a cultura indígena. A arte indígena está muito além do valor estético, ela obedece a preceitos simbólicos. Essas pinturas representam sua “identidade”, contidas nelas estão a etnia, posição e prestigio social”, contou a professora.
Outra sacada do projeto foi a diminuição do uso de banners e adesivos vinílicos, prevalecendo a responsabilidade do Roraima Garden Shopping. Ainda conforme a equipe de Marketing, outros artistas poderão fazer suas intervenções. Para isso, basta entrar em contato e enviar projetos para a administração do Shopping.