Cotidiano

Motoristas denunciam falta de sinalização na avenida das Guianas

Iniciadas ainda no final do ano passado, as obras na Avenida das Guianas, uma das principais rotas de saída da capital, viraram motivo de reclamação para motoristas que trafegam pela localidade. Fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura de Boa Vista e Ministério das Cidades, a via está sendo duplicada, pavimentada e recebendo novo calçamento. Apesar de a obra estar praticamente na reta final, a via está sem sinalização.

“Nos horários de pico, aquilo vira um inferno. Não há qualquer iniciativa para controlar o fluxo pela região. Os motoristas têm que ter a atenção redobrada. Seria interessante que a Prefeitura colocasse agentes de fiscalização para dar maior controle na região”, disse um motorista.

Morador do bairro 13 de Setembro há 10 anos, o mecânico Paulo Castro, 52 anos, informou à reportagem que acidentes têm se tornado frequentes na avenida. Apesar de placas indicando que a localidade está recebendo obras, ele confirma que não há qualquer autoridade de trânsito para dar suporte a região.

“Ultimamente tem acontecido muito acidente por aqui, devido à falta de semáforo por conta dessa obra. Eles [Prefeitura] poderiam designar alguém da segurança de trânsito para ajudar”, comentou.

O mecânico também relata que a falta de iluminação para o período noturno é outro fator que preocupa tanto os motoristas quanto os moradores. Com exceção do trecho próximo à Rodoviária Internacional de Boa Vista, as demais áreas da avenida encontram-se às escuras.

“Não é apenas o risco de acidentes por parte dos motoristas. É também uma questão de segurança. A gente tem por perto vários pontos que precisam de iluminação, como a escola, e fica perigoso estar num escuro desses”, completou.

OUTRO LADO – A Prefeitura de Boa Vista informou que o local está sinalizado com placas indicando a execução dos serviços e que a sinalização de trânsito será devidamente implantada assim que a obra for concluída.

“O trecho da Avenida das Guianas onde as obras estão sendo executadas faz parte do perímetro urbano da BR-401, portanto, ações de trânsito no local são de competência da Polícia Rodoviária Federal. É importante ressaltar que a reestruturação do local vai beneficiar os comerciantes, moradores da região e até de outros municípios, que passam todos os dias pelo trecho”, explicou.

Quanto à iluminação, a Prefeitura de Boa Vista assegurou que está trabalhando para sanar o problema o mais rápido possível. “A Prefeitura pede a paciência da população e reforça que em obras desse porte os transtornos são inevitáveis, mas logo os benefícios ficarão evidentes. Dentre os serviços realizados estão: a ampliação das faixas de tráfego, construção de calçadas, canteiros, estacionamentos e recapeamento”, concluiu. (M.L)