Polícia

Unidades de saúde são alvos de furtos na cidade

Segundo a Semsa, as ações criminosas prejudicam principalmente a população

A Prefeitura de Boa Vista tem sofrido com ações de furtos, arrombamentos e depredação do patrimônio público nas unidades básicas de saúde. Nesta segunda-feira, 06, o centro de saúde Sayonara Maria Dantas, no bairro Senador Hélio Campos, zona Oeste, ficou sem energia por causa do furto dos fios da unidade. O fornecimento de energia foi restabelecido ainda pela manhã.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Smsa), Cláudio Galvão, essas situações causam prejuízos à população, um uma vez que paralisa os atendimentos realizados por essas unidades. “Quando ocorre uma ação como essa, os serviços oferecidos na unidade são prejudicados, e quem sofre com isso é a população. A Prefeitura também sofre, pois tem que repor os itens furtados em vez de investir em novos equipamentos e profissionais”, destacou.

O Centro de Saúde Sayonara Dantas já foi alvo de ladrões mais de seis vezes, somente em 2016. O centro já teve as portas quebradas e as câmeras de segurança danificadas para impedir a identificação dos ladrões. Só dessa unidade, os ladrões já levaram aparelhos de televisão de 42 polegadas, além de fios de energia.

Na unidade do Centenário foi furtado o compressor de ar do consultório odontológico. No Olenka Macellaro, no bairro Caimbé, duas câmeras de vigilância foram furtadas da área externa da unidade. Um tablet foi levado do centro de saúde do bairro Raiar do Sol. No Santa Luzia, foram furtados alimentadores de USB e cabos USB, ambos de Ipad, e no Jardim Floresta uma TV de 32 polegadas.

O Depósito de Materiais da Smsa também sofreu com ações de furtos no ano passado, diversos produtos, prateleiras de aço, caixa de copos descartáveis e materiais odontológicos foram roubados do local.

Com informações da Prefeitura de Boa Vista.