Entretenimento

Fotógrafo mostra a vida dos pássaros em estados brasileiros

A Universidade Federal de Roraima traz ao público o projeto cultural 'Retratos de Aves do Brasil'

A paixão e o respeito pela natureza são algo que vem de berço para Marcelo Camacho. Essa paixão o motivou a criar uma mostra composta por 30 fotografias de aves brasileiras. “Retratos de aves do Brasil” mostra imagens únicas de pássaros em diversos biomas brasileiros. A exposição se inicia hoje (26) no Espaço de Arte e Cultura União Operária até o dia 17 de dezembro.
As fotos foram tiradas em vários estados do Brasil e na Venezuela no período de 2011 a 2014 e mostra vários pássaros, entre eles espécies raras. Fotografar as aves da região era é um sonho antigo do fotógrafo, que ficou encantado com as características das aves na região amazônica.
Marcelo tem 45 anos, é paulistano, cirurgião dentista e reside em Roraima desde 2002. Há seis anos, começou a levar a fotografia a sério, onde se filiou ao Fotoclube Roraima e tem se dedicado à fotografia de natureza. Sua obra apresenta as belezas da Amazônia e em seu currículo destaques de exposições, publicações em revistas, jornais e sites nacionais e internacionais, entre eles, a revista especializada em vida selvagem National Geograph.
“As fotografias dos pássaros são o meu xodó, por serem mais complexas, o fotógrafo precisa estar sempre alerta e estudar o comportamento dos pássaros, alguns pássaros não saem no sol, outros voam baixo. Tirar fotos deles é um desafio especial para o fotógrafo” explicou.
A exposição “Retratos de Aves do Brasil” faz parte do Projeto de Extensão “Cultura da Paz: um olhar fotográfico”, que este ano apresenta em linguagem fotográfica a relevância da preservação ambiental e da manutenção dos pássaros em liberdade. O projeto tem o apoio da P?o-Reitoria de Extensão e da Coordenação de Cultura da UFRR e da Fundação Ajuri.
Serviço “Retratos de Aves do Brasil” Data: 26 de novembro a 17 de dezembro Local: União Operária Endereço: Avenida Nossa Senhora da Consolata, Centro Entrada Franca