A 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ªBda Inf Sl) realizou na tarde de ontem, 22, a solenidade de encerramento das atividades do Estágio de Adaptação à Vida na Selva (EAVS) para militares recém-chegados à guarnição da capital. A ação ocorreu na sede da Brigada, no bairro 13 de Setembro, zona Sul.
Conforme o oficial de comunicação social do órgão, Major Rodrigo Luiz, o estágio ocorreu no período de 13 a 22 deste mês. As atividades foram realizadas em duas bases diferentes, sendo elas a Base de Instrução Onça, que fica em região de selva próxima da capital, e Base 02, localizada as margens da BR-174.
“Todo militar que chega aqui em Boa Vista e não tem o estágio de adaptação na selva, ou seja, nunca serviu aqui, tem que passar obrigatoriamente por esse estágio, pois é ele que dará toda a base das técnicas que são utilizadas para sobrevivência e combate nesse tipo de ambiente”, explicou.
Segundo o major, o estágio contou com 128 participantes, entre homens e mulheres, que receberam instruções típicas do combate em ambiente operacional de selva e sobrevivência.
“A selva é um ambiente que faz com o militar tenha aprender técnicas diferenciadas para a sua sobrevivência, como obtenção de alimento de origem vegetal e animal, estudo de veneno de serpentes, técnicas especiais de navegação, travessia de curso d’agua, construção de abrigos, tiro de caça, subida na árvore com peconha, dentre outras instruções”, pontuou.