Considerada a maior unidade hospitalar do Estado, o Hospital Geral de Roraima (HGR) realizou 2.627 atendimentos durante carnaval deste ano, um crescimento de 35% em relação ao mesmo período do ano passado, quando registrou 1.934 procedimentos. Os dados foram apresentados em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 02.
Conforme Douglas Teixeira, diretor do Pronto Socorro e Pronto Atendimento do HGR, apesar de estar dentro da margem esperada pela direção da unidade, o percentual registrado este ano é considerada preocupante, principalmente se for levado em consideração o número de atendimento a pessoas vítimas de acidente de carro.
“Nós tivemos um aumento expressivo no número do pronto atendimento, onde nós recebemos todos os nossos pacientes que por motivo o outro passam mal, mas que não são vítimas daquilo que chamamos de causas externas. No atendimento do pronto socorro, que é conhecido como Grande Trauma, o que nos chamou a atenção foi um número elevado de acidentes envolvendo carros. Foram 61% nesse tipo de atendimento, subindo de 13 para 21 atendimentos este ano”, afirmou.
Ainda segundo o diretor, houve queda no número de entrada de vítimas de acidentes de moto (-3%) e de pessoas feridas por arma branca e de fogo (-34%).
“De um modo geral, nós preparamos o hospital, melhoramos o fluxo com 15 dias da antecedência justamente por conta desse período, fortalecemos as equipes e até o presente momento não nos chegou nenhum incidente mais grave. Então, as pessoas foram atendidas e conseguiram ter o atendimento e a restituição do seu estado de saúde”, pontuou.