Cotidiano

Empresas usam promoção americana para driblar crise

Com descontos que podem chegar a 70%, comerciantes apostam na Black Friday para aquecer as vendas de final de ano.

Consumidores roraimenses já estão apostos. Será iniciada hoje a ‘Black Friday’, famoso dia de descontos especiais conhecida no mundo todo. Criada pelo comércio varejista dos Estados Unidos, essa iniciativa é realizada sempre um dia após o feriado americano de Ação de Graças, sendo considerada também a melhor oportunidade para garantir os presentes de final de ano com preços acessíveis.
No Brasil, a ‘sexta-feira preta’ foi iniciada no dia 28 de novembro de 2010 e vem apresentando bons faturamentos para as empresas participantes. Só na edição do ano passado, foram arrecadadas quase R$ 800 milhões, o que representa 12 vezes mais que um dia normal de vendas.
Em Roraima, a campanha de descontos ainda é tímida, mas aos poucos, as empresas locais passam a oferecer descontos aos clientes. “A ‘Black Friday’ é uma campanha que já está há um bom tempo no setor de varejo e, a cada ano que passa, vem ganhando força no país. Esse ano, de uma forma pequena, nós vamos participar da Black Friday, colocando alguns produtos em oferta. A expectativa é bem grande para que a população de fato venha fazer compras”, disse o dono da empresa especializada em produtos de informática Easytech Notebooks, Felipe Martinez.
Conforme o empresário, essa é a primeira vez que a Easytech aposta nas surpresas da campanha americana. Para preparar o público, a empresa investiu em divulgações simples, tudo para informar os clientes sobre as promoções. “Essa é a primeira vez que as lojas colocam em prática a ação. O ano passado não deu tempo para prepararmos a mídia para divulgar as promoções. Esse ano nós trabalhamos com a divulgação das promoções da ‘Black Friday’ nas redes sociais e em encartes de jornal”, disse.
A loja dará descontos que variam de 20% a 50%. “É uma coisa pequena, mas a nossa expectativa é realizar a ‘sexta-feira preta’ mais vezes. A ideia é aprimorar a ação para os próximos anos”, contou.
Aderindo ao ‘Black Friday’, o empresário espera aproximar ainda mais a marca e os clientes. “A promoção em si não visa gerar apenas os lucros, mas sim divulgar um pouco mais a empresa e fazer com que o cliente conheça a loja, porque os produtos são vendidos praticamente a preço de custo, então não tem como você visar o lucro em cima disso. Em Boa Vista, a ação ainda está se popularizando, mas a nossa expectativa é boa. A gente espera que a promoção tenha uma ótima aceitação dos clientes”, frisou Martinez, assegurando que fará um planejamento melhor e descontos maiores para os consumidores em 2015.
Outra empresa que aderiu ao dia de promoções é a Papel Jornal. Tradicional no segmento de material escolar, a empresa expandiu seus nichos de mercado, oferecendo ao público opções de artigos para decoração e presentes. “A Papel Jornal iniciou apenas com venda de material escolar. Com o tempo nós fomos ampliando as opções, flexibilizamos o nosso horário de atendimento, justamente para proporcionar um conforto para quem precisa comprar algum item, seja material escolar, uma decoração ou um presente. Essa diversidade de produtos acaba ajudando o consumidor, porque muito deles não veem a loja para comprar um produto em específico e isso acaba agregando vários públicos”, comentou a gerente-geral da loja matriz, Raissa Cruz.     
De acordo com Raissa, a expectativa em torno desta sexta-feira são as melhores possíveis. Além da ‘Black Friday’, a loja está também realizando o ‘Bazar de Natal’, com descontos que vão de 7% a 70%. O cliente que estiver participando da campanha ‘Papai Noel dos Correios’ também participa de promoções especiais. “A pessoa que adota uma carta da campanha do Papai Noel dos Correios, pode comprar o material na loja, e já ganha automaticamente desconto e um brinde. Basta apresentar a carta no caixa e a pessoa terá direito a essa promoção. Com a ‘Black Friday’ como aliada, nós esperamos um lucro considerável. A gente nota que está havendo uma grande movimentação nas redes sociais, todo mundo esperando pelo dia. Já tem clientes que vem a loja para perguntar se estaremos participando desse dia especial”, destacou a gerente.
Presente na capital com duas lojas, a empresa se prepara em breve para abrir mais uma loja, ainda mais moderna. “Em breve, o empreendimento ganhará uma filial no Pátio Roraima Shopping, localizado no bairro Cauamé. Ela seguirá o mesmo estilo da matriz e está prevista para ser inaugurada no final de janeiro de 2015”, finalizou.
BLACK FRIDAY – Diferente do que possa se imaginar, a ‘Black Friday’ não é o maior dia de compras dos norte-americanos, mesmo assim, o evento arrecada bastante dinheiro. Juntando os lucros das lojas físicas e vendas por internet, a arrecadação fica em torno dos 20 bilhões de dólares.  Além dos EUA, países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil também aderiram à ‘sexta-feira preta’. (M.L)
Veja alguns cuidados na hora de se aventurar numa Black Friday
Que a ‘Black Friday’ se popularizou pelo mundo todo, disso todo mundo já sabe, mas ao mesmo tempo são poucas as pessoas que realmente se dão conta que muitas ciladas podem estar escondidas em inofensivas promoções. Para combater a maquiagem de preços e o clima de desconfiança, Procons de todo o país costumam alertar a população sobre quais os estabelecimentos certos para não ser pego de surpresa após as compras. “Existe um cuidado maior, porque essa é uma novidade para o comércio no Brasil. Tudo é muito atraente, mas acontece que algumas lojas oferecem esse tipo de promoção visando lucro, em lugar da qualidade e o consumidor deve ficar atento em relação a essas promoções”, disse o diretor do Procon Assembleia, Lindomar Coutinho”.
De acordo com Coutinho, uma das primeiras ações que o consumidor deve fazer e pesquisar a confiabilidade da empresa participante da promoção. “O consumidor tem que fazer uma pesquisa para verificar se aquilo que está sendo vendido condiz com o preço que estava a venda anteriormente, se realmente é mais barato ou não, porque muitas lojas fazem uma maquiagem nos preços, ou seja, aumenta o preço do produto e oferece um desconto, que no final das contas sai pelo mesmo valor”, destacou.
Atualmente, o Código de Defesa do Consumidor estabelece que todo cliente tem direito a informação detalhada sobre os descontos que estarão sendo repassados para a venda. Em caso de infração, a lei é severa, recaindo a aplicação de punições para as empresas que não seguem a lei.  “Se aquela informação que foi repassada pelo lojista não está sendo cumprida, ali existe uma publicidade enganosa. Essa empresa pode ser penalizada com aplicação de multas, que podem variar de valor e até mesmo o fechamento do estabelecimento”, salientou Coutinho.
Entre os problemas mais comuns nas ‘Black Fridays’ está a trocas de produtos. Conforme o diretor do Procon, a empresa só é obrigada a trocar a mercadoria mediante acordo com o cliente. “Por lei, o fornecedor não é obrigado a trocar o produto, desde que ele não contenha vício. Se você comprou um produto e ele aparecer um vício posterior, a loja é obrigada a concertar ou fazer a troca desse produto. Agora, se o consumidor fizer um acordo com a loja e ficar decidido que você pode trocar aquele produto, você poderá trocar, mas a empresa não é obrigada”, relatou.
Em relação aos prazos de troca, a própria loja estabelece um prazo para que o cliente faça essa troca, como uma forma de benefício e fidelização. O prazo geralmente fica descrito na nota fiscal. Se a loja realmente assegurar que o cliente poderá efetuar a troca naquele prazo, ai sim ela é obrigada a cumprir com o combinado, de acordo com Lindomar Coutinho. (M.L)