Nesta manhã, 28, o Governador Chico Rodrigues sanciona a Lei que cria o Fundo Estadual de Cultura (Funcultura). Roraima é o décimo Estado a criar uma Lei específica, trazendo para a classe artística local, recursos que serão destinados a programas, projetos e ações culturais implementadas de forma descentralizada.
Vinculado à Secretaria de Cultura, o objetivo do Fundo é valorizar e incentivar os modos de fazer, criar e viver dos diferentes grupos formadores da sociedade bem como apoiar a criação, produção e difusão das manifestações culturais, com base no pluralismo e na diversidade.
Entre outros objetivos também estão à fomentação do desenvolvimento cultural do Estado de maneira equilibrada já que se estende a todos os municípios.
“Trata-se de uma conquista para a cultura do Estado. A classe artística e a população saem ganhando, pois agora terão um mecanismo de financiamento da cultura que vai beneficiá-los diretamente, já que os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Cultura”, explica o governador Chico Rodrigues.
O secretário adjunto de cultura, Onésimo Cruz, enfatizou que a nova lei possibilitará uma série de oportunidades ao artista de todo o Estado.
“Vamos poder lançar vários editais específicos para as mais diversas áreas e os municípios terão 50% desses repasses, por isso, é importante que cada município crie o Fundo Municipal de Cultura para garantir o benefício”, disse.
Jonayna Rodrigues, presidente do Grupo Técnico de Avaliação de Projetos (GTAP), estará à frente da gestão do Funcultura e destaca que o Fundo amplia a participação dos artistas, seja na criação, produção e disseminação das manifestações culturais.
“O Fundo é de grande relevância para o Estado de Roraima e traz mais oportunidades maior aos artistas que podem participar de duas maneiras, tanto pelo próprio fundo de cultura em nível estadual, quanto pelo fundo municipal”, explica.
Cotidiano